Portugal e Espanha na final do Europeu de sub-19: um duelo para ajustar contas
Sub-19 de Portugal e Espanha reeditam duelo de há um ano, que sorriu ao eterno rival luso. No histórico, as duas seleções de futsal estão empatadas em vitórias. Canillas promete "surpreender"
Corpo do artigo
A final deste domingo do Europeu sub-19 é a reedição do jogo decisivo de há precisamente um ano, em Jaén, no qual Portugal perdeu por 6-2 com Espanha, no prolongamento. Agora, na Croácia, a Seleção Nacional procura o título europeu diante da bicampeã continental, numa altura em que, graças ao triunfo da equipa de José Luís Mendes sobre a de Albert Canillas - também entre os treinadores há um tira-teimas da final de 2022 - na fase de grupos, as duas formações estão empatadas em vitórias, com 11 para cada em 26 jogos.
Também nos golos o equilíbrio é grande: a equipa das Quinas marcou 63 e os vizinhos ibéricos apenas menos um.
À espera de uma final "muito equilibrada", José Luís Mendes prometeu que a Seleção Nacional vai "dar tudo para ganhar e levar o troféu para casa", considerando "justa" a presença na final depois de "quatro jogos de grande qualidade". Com Espanha a fazer o torneio "em crescendo", enquanto Portugal "manteve a bitola", o selecionador nacional defende que as duas seleções ibéricas são "as melhores equipas" do Europeu, desejando que "prevaleça o espectáculo" na decisão da competição.
Para erguer o troféu, num jogo em que tudo será "decidido nos detalhes", o técnico quer ver a equipa "organizada e competitiva, como esteve até ao momento", melhorando em alguns aspetos: "Cometemos alguns erros ofensivos e um dos segredos para a final é não darmos nada."
Do lado espanhol, o treinador Albert Canillas diz que as equipas se conhecem "muito bem" e deixou no ar que terá um trunfo na manga: "Vamos tentar fazer coisas novas para surpreender Portugal."
16998752