João Sousa bateu Julius Tverijonas em dois sets, pelos parciais de 6-1 e 6-3, na Taça Davis.
Corpo do artigo
O tenista João Sousa disse que "Portugal deu um bom passo para ganhar a eliminatória" com a Lituânia, ao encerrar o primeiro dia do Grupo Mundial I da Taça Davis em ténis, com uma vantagem de 2-0.
"A vitória de hoje foi muito importante para nós, tanto a minha como a do Kiko [Frederico Silva]. Demos um bom passo para vencer a eliminatória. Vamos ver como corre amanhã [sábado], mas estamos numa boa posição para o fazer. Estamos contentes com a vitória da equipa e por estar a ganhar, por 2-0, ao fim do primeiro dia", avançou o vimaranense à agência Lusa.
O número um nacional e 65.º colocado no ranking ATP bateu Julius Tverijonas (791.º ATP) em dois sets, pelos parciais de 6-1 e 6-3, e admitiu ter ficado muito satisfeito com o triunfo.
"Este regresso às vitórias foi bom e foi bom também fazê-lo a representar Portugal. Fisicamente estou muito melhor em relação aos encontros anteriores. Hoje já me senti bastante bem. Ainda não totalmente livre de dores, mas muito melhor e com vontade de continuar a trabalhar para estar a 100 por cento", referiu o vimaranense, que está a recuperar de uma lesão no pé esquerdo.
Frederico Silva, por sua vez, encontrou maiores dificuldades para ser bem-sucedido diante o número um lituano, Layurnas Grigelis (497.º), mas acabou também por conquistar a vitória em três partidas, pelos parciais de 6-7 (6-8), 6-3 e 6-0, ao cabo de duas horas e 23 minutos.
"Demorei um pouco a entrar no encontro e a encontrar o melhor registo para ganhar. Procurei manter-me sempre positivo, motivado e confiante. A meio do segundo set consegui melhorar o nível de jogo e acabei por vencer bem na terceira partida", contou o jogador das Caldas da Rainha à Lusa, mostrando-se "muito contente por ter dado o primeiro ponto a Portugal".
Já o capitão português, Rui Machado, mostrou-se bastante agradado com a exibição dos dois jogadores que disputaram os primeiros encontros de singulares da eliminatória de manutenção no Grupo Mundial I da Taça Davis.
"Foram duas boas vitórias, especialmente a do Frederico Silva, que era a primeira vez que jogava a titular na Taça Davis e jogou contra o número um da Lituânia, que, à partida, era o encontro mais difícil. Fez um excelente encontro, demonstrou que está bastante mais maduro e com um nível e ritmo tenístico num patamar muito elevado. Entrou um pouco nervoso, soube gerir esse nervosismo, aguentar, esperar pelas oportunidades e ganhou 11 jogos consecutivos para garantir a vitória", destacou.
Além de elogiar João Sousa, que "voltou a ser mais uma vez o João Sousa e a dar mais uma vitória a Portugal, fazendo um bom encontro com um adversário que não é claramente do nível dele, mas, ainda assim, foi muito profissional e assegurou o triunfo o mais rápido possível", Rui Machado revela as ambições para o dia de amanhã.
"Acabar o primeiro dia com 2-0 é muito diferente do que acabar com 1-1, por exemplo. Mas penso que a equipa tem demonstrado sempre estar motivada, tem sido muito profissional durante a semana, e o objetivo é tentar ganhar a eliminatória no par. Sabemos que há três pontos em discussão e precisamos de ganhar um, mas vamos tentar vencer logo no primeiro", sublinhou o capitão português.
No sábado, disputa-se um encontro de pares, logo seguido de dois embates de singulares. Em caso de vitória, a seleção nacional volta a jogar em setembro o acesso à fase de qualificação para as Davis Cup Finals de 2021, que se disputará em março do próximo ano. Em caso de derrota, a seleção nacional desce ao Grupo Mundial II.