Portugueses estiveram no "Global Wave Conference Kick-off Event" em San Diego
Corpo do artigo
Na contagem decrescente para a Global Wave Conference, agendada entre 2 a 4 de outubro em Peniche, Nazaré e Ericeira, a Universidade da Califórnia organizou uma conferência de pontapé de saída para debater a sustentabilidade na indústria do surf em Portugal e naquela região dos Estados Unidos.
Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas, e João de Macedo, surfista de ondas grandes, foram dois dos representantes nacionais em San Diego.
"Foi uma reflexão importante do surf enquanto veículo determinante na proteção dos oceanos. Naturalmente que os surfistas portugueses desempenham um papel preponderante neste processo onde também agregam o papel de embaixadores de Portugal a nível global", contou o primeiro, recordando que a ANS tem "contribuído para elevar o surf em Portugal não só enquanto desporto mas também a nível económico e social".
"Isto por si só gera relevância para as ondas e praias portuguesas, fortalecendo a importância da necessidade da sua preservação. Com a Califórnia acredito que temos bastantes coisas em comum, sendo que destaco a cultura de vida na praia que atravessa todas as gerações e faixas da sociedade", completou.
Já Macedo considerou que "foi muito gratificante ver como o perfil de Portugal na área da conservação dos oceanos está estabelecido". "Também ficou claro que temos muito trabalho pela frente e temos que ativar as oportunidades que Portugal tem para verdadeiramente contribuir para reverter a crise ambiental mundial e assim celebrar o nosso mar que tanto amamos e tanto nos fascina", acrescentou.