Fase de qualificação para o Europeu de 2021 decorrerá entre agosto e setembro.
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de voleibol vai disputar a qualificação para o Europeu de 2021 com Bielorrússia, Noruega e Hungria, adversários que o selecionador Hugo Silva considera que "podem surpreender".
"O nosso objetivo é muito claro. Queremos marcar presença pela segunda vez consecutiva na fase final de um Campeonato da Europa e vamos fazer tudo para que isso aconteça", afirmou Hugo Silva aos canais de comunicação da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
A fase de qualificação para o Europeu de 2021 decorrerá no sistema "casa e fora", com jogos de agosto a setembro, e, segundo a aplicação do sistema de serpentina com base na posição no ranking, Portugal ficou inserido no grupo G, com as seleções da Bielorrússia, Noruega e Hungria.
"Já sabíamos que não há torneios fáceis e a prova disso são as equipas que nos saíram nesta fase de qualificação para o Europeu de 2021", defendeu Hugo Silva, que considerou a Bielorrússia, que foi cabeça de séria no sorteio, "a seleção mais forte".
Portugal ocupa a 20.ª posição do ranking da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) e a Bielorrússia o 19.º lugar, e foi por esta razão que foi cabeça de série.
"Depois, temos a Noruega e a Hungria, equipas emergentes, que têm vindo a crescer nos últimos anos e que podem sempre surpreender e, de alguma forma, dificultar a nossa tarefa", acrescentou o selecionador nacional.
Antes da fase de qualificação, Portugal vai disputar a Liga de Ouro Europeia (maio e junho) e a Challenger Cup (24 a 28 de junho, em Gondomar), competição de acesso à Liga das Nações de 2021.
"Vamos lutar pela vitória nessas competições. Obviamente, estamos conscientes das dificuldades que vamos enfrentar, pois temos uma Golden League [Liga de Ouro] em que temos de tentar chegar a uma final. Na Challenger Cup, vamos tentar repetir o feito que conseguimos na primeira edição da competição, em 2018, e que nos permitiu disputar a Liga das Nações no ano seguinte", afirmou Hugo Silva.
Apuram-se para a fase final do Europeu de 2021 os vencedores dos sete grupos de qualificação e os cinco melhores segundos, que se irão juntar às oito seleções já apuradas -- Sérvia, Eslovénia, França, Rússia, Itália, Ucrânia, Alemanha e Bélgica -- e ao quarteto organizador.
Fase de qualificação para o Europeu de 2021 (fase final organizada por Polónia, a República Checa, a Estónia e a Finlândia)
Grupo A
Holanda, Suécia e Croácia
Grupo B
Bulgária, Áustria e Israel.
Grupo C
Turquia, Macedónia, Dinamarca e Bósnia-Herzegovina.
Grupo D
Espanha, Letónia, Moldávia e Chipre.
Grupo E
Eslováquia, Roménia, Suíça e Albânia.
Grupo F
Grécia, Montenegro, Azerbaijão e Geórgia.
Grupo G
Bielorrússia, Portugal, Noruega e Hungria.
.