A seleção portuguesa feminina de voleibol venceu, esta sexta-feira, a Islândia, por 3-0, em jogo da quarta jornada da Silver League, disputado em Santo Tirso.
Corpo do artigo
Frente a um adversário que não está no mesmo nível qualitativo de Portugal, as comandadas de Hugo Silva impuseram-se com uns esclarecedores 25-19, 25-18 e 25-12, que só não tiveram ainda mais expressão porque as portuguesas cometeram alguns erros pouco habituais, sobretudo a defender.
O ponto inicial do jogo, favorável às islandesas, foi o único momento do set inicial em que as nórdicas estiveram em vantagem, com Portugal, rapidamente, a assumir o controlo e a escrever uma história de superioridade no jogo.
Apesar de algumas descontrações na fase final do parcial, sobretudo nos movimento defensivos, as portuguesas, que estão numa fase de renovação da equipa, apostando em jogadoras jovens, fecharam o duelo inicial, o mais equilibrado, com um 25-19.
No segundo set a história repetiu-se, com a Islândia a entrar melhor e a conseguir brevemente uma vantagem de três pontos sem resposta, mas depois a capitular perante a maior capacidade ofensiva da equipa nacional, muito forte nos remates, fechando o parcial com 25-18.
O derradeiro parcial foi o mais desequilibrado, com as islandesas já sem fôlego para aguentar as investidas de Portugal, que chegou rapidamente a um 20-8 e fechou o jogo com um 25-12.
Este foi o terceiro triunfo da seleção nacional, em quatro rondas desta edição da Silver League, permitindo-lhe saltar para o terceiro lugar da classificação.
No domingo (21:00), também em Santo Tirso, as portuguesas voltam à ação frente a Montenegro, um adversário bem mais credenciado, que lidera a classificação.
Jogo no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
Islândia – Portugal, 0-3.
Parciais: 25-19, 25-18 e 25-12
Sob arbitragem de Sébastien (Alemanha) e Fernando Gonzalez (Espanha), as equipas alinharam:
- Islândia: Elisabet Einarsdóttir, Matthidur Einarsdótti, Valdís Einarsdóttir, Thelma Gretardsdóttir, Tinna Borarinsdóttir e Liney Gudmundsdóttir (líbero). Jogaram ainda, Sara Stefansdóttir, Rut Rangnarsdóttir (líbero), Helena Einarsdóttir, Hebba Stefandsdóttir, Jóna Arnarsdóttir, Bórdis Gudmundsdóttir, Arna Heimisdóttir, Sáldis Blondak e Jona Arnnarsdóttir.
Selecionador: Massimo Pistoia.
- Portugal: Amanda Cavalcanti, Mariana Garcez, Ana Monteiro, Margarida Maia, Júlia Kavalenka e Matilde Rodrigues (líbero). Jogaram ainda, Joana Garcêz, Ana Figueiras e Maria Lopes.
Selecionador: Hugo Silva.
Assistência: Cerca de 1000 espectadores.