Portugal apurado para o Europeu: "Sentimos um prazer especial com a vitória"
Declarações após o jogo Portugal-Montenegro (3-0), da quinta jornada do Grupo D de qualificação para o Europeu masculino de voleibol de 2023, disputado hoje, no pavilhão municipal de Santo Tirso.
Corpo do artigo
João José (selecionador de Portugal): "Sabíamos que seria um jogo intenso, porque era preciso ganhar para garantir o primeiro lugar. Sabíamos também que, ganhando 3-2, como o rácio de pontos deles [Montenegro] era melhor do que o nosso, poderia não ser suficiente. Garantir um dos melhores segundos lugares seria também difícil. Felizmente conseguimos corrigir aquilo que falhou no jogo anterior.
No primeiro set, estivemos relativamente bem. O facto de ter sido apertado e de termos vencido levou a que subíssemos animicamente e eles quebrassem animicamente. O facto de termos entrado bem no segundo set fez com que a equipa crescesse e jogasse aquilo que teria de jogar normalmente.
Os jogadores estão muito satisfeitos [com o apuramento]. Jogar fora e em casa, com viagens, não é fácil. Sentimos todos um prazer especial com a vitória de hoje, porque [a fase de qualificação] tem sido dura."
Tiago Violas (jogador de Portugal): "Estamos muito felizes. Atingimos o nosso objetivo. [A nível pessoal], vou estar pela terceira vez no Europeu. O nosso grupo está de parabéns.
Partíamos como favoritos. A nossa equipa cresceu durante este apuramento. Antes do jogo de lá [em Montenegro, que Portugal perdeu por 3-2], tivemos uma viagem difícil, o que pode ter complicado [o desempenho], mas provámos que, em casa, somos melhores e apurámo-nos.
O primeiro set é sempre o de maior nervosismo. Conseguimos aguentar a pressão no primeiro set. Vencemos de forma categórica, nas vantagens, e o jogo tornou-se mais fácil, porque Montenegro animicamente caiu um pouco e nós estivemos muito bem em todas as ações."