Pedro Duarte deu, na Conferência de Ministros do Desporto, o aval do Governo à candidatura que concorre com Buenos Aires e Cali
Corpo do artigo
A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES), instituição sem fins lucrativos sediada em Bruxelas que desde 2001 atribui títulos que destacam as organizações desportivas de municípios, alargou as suas iniciativas, em 2019, a Capitais Mundiais. Será esse estatuto que Porto e Gaia pretendem para 2027, tendo apresentado a sua candidatura em junho do ano passado e recebendo na quarta-feira o apoio expresso do Governo, na voz do ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.
Os dois municípios apresentaram em junho de 2023 candidatura conjunta à edição de 2027. Existindo dois rivais, o incentivo dado pelo ministro dos Assuntos Parlamentares poderá ser importante.
“Porto e Gaia estão juntos num enorme desafio. Contamos, para o efeito, com o vosso apoio”, disse Pedro Duarte durante a Conferência de Ministros do Desporto do Conselho da Europa, que durante três dias decorre na Alfândega do Porto. “Se pudermos potenciar a nossa relação especial com o desporto, que é vivido de forma intensa e com paixão, para também promovermos o país de outra forma, será bom para todos”, explicou o ministro no final.
“Porto e Gaia estão juntos num grande desafio, importante para os dois municípios e para o país, que vive o desporto de forma intensa”
Porto e Gaia concorrem com Buenos Aires (Argentina) e Cali (Colômbia) a um estatuto que este ano pertence a Sofia (Bulgária) e nos próximos será de Mónaco e Baku (Azerbaijão). Em janeiro a ACES escolherá duas candidaturas, que avaliará depois no terreno, para até final de junho de 2025 indicar a vencedora.
Sendo mais recentes, as Capitais Mundiais do Desporto ainda não possuem o impacto das Capitais Europeias - título atribuído a Lisboa em 2021 -, embora sejam em teoria mais importantes e se destinem igualmente a cidades com mais de meio milhão de habitantes. O seu impacto, no entanto, depende do interesse e investimento de cada organizador, como o provou Glasgow no ano passado, recebendo Europeus e Mundiais de inúmeras modalidades. Entre as Capitais Mundiais, Konya organizou cinco mil atividades desportivas e Sofia tem acolhido vários campeonatos europeus.