Até dia 26 de outubro, vão passar pelo areal da Praia da Rocha cerca de 2500 praticantes de uma modalidade em franco desenvolvimento e jogada com um disco
Corpo do artigo
Portimão vai ser a capital mundial do ultimate de praia durante este mês de outubro, acolhendo, no areal da Praia da Rocha, o primeiro Campeonato Mundial de Clubes e o quinto Mundial de Clubes de Great Grand Masters (veteranos), provas que vão concentrar na cidade algarvia cerca de 2500 atletas, muitos deles os melhores praticantes desta modalidade, e que foram agendadas para Portimão na sequência do sucesso do Europeu de Nações realizado na Praia da Rocha em 2019, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, e dos Europeus e Mundiais de Clubes na divisão GGM em 2022.
A inauguração está marcada para segunda feira, dia 14, com diversas intervenções, em especial a do nadador olímpico Miguel Nascimento, que vai discursar sobre fair play, a de Custódio Moreno, diretor regional do IPDJ, de Álvaro Bila, presidente da Câmara de Portimão, e Sofia Pereira, diretora da prova, que antecederão o desfile dos países presentes. No caso do Mundial de clubes, que decorre até ao dia 19, participam 118 equipas oriundas de 33 países. Os atletas são divididos em três divisões (mista, feminina e masculina), estando as finais marcadas para sábado, dia 19 de outubro.
De 23 a 26 de outubro será a vez de cerca de 500 praticantes com mais de 45 anos mostrarem toda a sua mestria, num total de 24 equipas oriundas da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, estando as finais marcadas para o dia 26. Para receber as duas provas, o areal da Praia da Rocha vai albergar 20 campos de jogo, incluindo uma arena com 2000 lugares. sendo disputadas perto de 700 partidas durante duas semanas de campeonatos. “Vai ser fantástico vermos equipas de todos os cantos do mundo a jogar ultimate de praia, popularmente conhecido como frisbee, a um nível tão elevado,” afirma Sofia Campos Pereira, diretora de ambas as competições e para quem a escolha da Praia da Rocha “foi algo natural, por todas as condições que oferece e pelo apoio proporcionado pelo Município de Portimão e pelo Clube de Praticantes Ultimate Portimão.”
Para os menos familiarizados com este desporto, o ultimate, que está em franca expansão e também é conhecido por ultimate frisbee, é jogado em relva, praia ou indoor, em três formatos (masculino, feminino e misto), sendo que o objetivo é marcar pontos através da posse do disco na “endzone” do adversário, semelhante ao que se passa no futebol americano. A equipa que marcar mais pontos, ganha. Em relva, o jogo termina aos 90 minutos ou 15 pontos; em praia ou pavilhão, o jogo termina aos 45 minutos ou 13 pontos. O disco pode ser lançado de um jogador para o outro em qualquer direção, mas os jogadores com a posse do disco não estão permitidos a correr, têm que estabelecer um pé pivot, semelhante ao basquetebol. e lançar para um colega.