O selecionador nacional de andebol, Paulo Pereira, está a contar que Portugal tem "uma tarefa muito difícil, mas não impossível" no torneio de qualificação de acesso ao Campeonato do Mundo de 2019, na Alemanha e Dinamarca.
Corpo do artigo
Nesta fase de qualificação, Portugal vai enfrentar, entre 12 e 14 de janeiro, em três dias de competição consecutivos, no pavilhão municipal da Póvoa de Varzim, a Polónia, Chipre e Kosovo, tendo de garantir o primeiro lugar para passar a um play off seguinte.
"Temos a consciência que não será uma fase fácil, mas que também não é impossível o apuramento. Estamos a planificar tudo para que, na prática, essa consciência seja mais visível e possamos estar todos comprometidos para este difícil caminho que temos de percorrer", disse Paulo Pereira.
Entre os três adversários desta ronda, Paulo Pereira elegeu a Polónia "como o obstáculo mais difícil de superar", lembrando que é uma seleção habituada a marcar presença nas grandes provas internacionais.
"Dos três adversários que temos pela frente, a Polónia será o obstáculo mais forte. Mas, além disso, temos de superar um nosso estigma de derrota com o qual lidamos há mais de 12 anos, e que tem sido o mais difícil de ultrapassar", vincou o selecionador nacional.
Apesar da confiança, Paulo Pereira lembrou que depois deste torneio com Polónia, Chipre e Kosovo, o caminho para o mundial de 2019 não fica logo aberto, pois há ainda um play off a disputar com um adversário que virá do lote de equipas que participarão no Europeu de 2019.
"Seja quem for que virá a seguir será forte na mesma e irá obrigar-nos a ter uma mentalidade ganhadora para podermos concretizar o trabalho que temos vindo a fazer", considerou.
O selecionador nacional de andebol confessou que, a nível internacional, as prestações da equipa "têm sido alvo e elogios", mas o técnico gostaria de os confirmar com resultados desportivos condizentes que permitissem presença nas grandes competições.
"Talvez por ainda não nos verem como uma ameaça, os técnicos e dirigentes de outros países dizem que jogamos muito bem, e que já merecíamos mais. Em 2020 haverá o alargamento do Campeonato da Europa para 24 equipas, e naturalmente lá estaremos, mas queria conseguir um apuramento antes disso para que o reconhecimento fosse maior", desabafou José Pereira.
O treinador divulgou hoje, na Póvoa de Varzim, a lista de convocados para o torneio de apuramento que se realizará na Póvoa de Varzim, referindo que foi reunido um grupo "muito equilibrado".
"Andamos a construir este grupo da defesa para o ataque, tendo especial atenção às soluções defensivas. Essa ideia de jogo é diferente, mas não nos tem saído mal. Vamos ver como corre neste torneio, nomeadamente frente à Polónia", afirmou.
A equipa nacional de andebol entra em estágio, no Luso a partir de quinta-feira, com um período de treinos que se prolonga até 9 de janeiro, com pequenas paragens nos dias de natal e ano novo.