"Pogacar é aquele que se esquece de pagar a fatura da eletricidade e tenho de o chatear com isso"
Urska Zigart revelou o outro lado do melhor da atualidade e diz que deixa o televisor quando o namorado ataca e foge cedo. O líder mundial faturou um total de 12 milhões de euros este ano, vive no Mónaco com a namorada e esta revela que "é disciplinado, mas só na bicicleta; comigo é só o Tadej, que faz o menos possível".
Corpo do artigo
Tadej Pogacar fechou a época de ciclismo com 20 triunfos, incluindo Volta a França, Campeonatos do Mundo e da Europa, Volta a Flandres, Liège-Bastogne-Liège e Lombardia, três das cinco clássicas Monumento (e foi ao pódio em todas, feito único), aumentando o seu total de carreira para 108 triunfos. "Foi a minha melhor época de sempre até agora", sentenciou, com a "Gazzetta dello Sport" a fazer as contas ao que lhe renderam os triunfos: 12 milhões de euros, em números redondos.
"Honestamente, não me sinto confortável com tanto dinheiro. A minha família sempre me ensinou a ajudar os que precisam", disse o esloveno de 27 anos na época passada, após uma coleção de feitos semelhantes. Tendo renovado pela UAE Emirates até 2030, por oito milhões de euros anuais (e cláusula de rescisão de 200 milhões), Pogacar recebeu mais um milhão da equipa pelo triunfo no Tour (e 78 mil euros do bolo de 708 mil de prémios da organização) e 250 mil pelo título mundial. Em 2024 somara mais meio milhão do triunfo no Giro. A estes valores acrescenta dois milhões dos nove patrocinadores pessoais e outro de merchandising, este entregue à sua fundação de luta contra o cancro.
Urska Zigart, a namorada quase dois anos mais velha, também ciclista profissional (da AG Insurance-Soudal), vive com ele no Mónaco e confirma o lado desprendido do maior campeão do ciclismo desde Eddy Merckx.
"O Tadej é disciplinado, mas somente naquilo que ama, como a bicicleta. Quando se trata do que gosta menos, como responder aos emails ou comunicar com os jornalistas, essa disciplina desaparece logo e vive segundo o princípio de fazer o menos possível", contou Urska ao "Het Laatste Nieuws", dando um exemplo: "O Tadej é aquele que se esquece de pagar a fatura da eletricidade e tenho de o chatear com isso. Para mim é só o Tadej, um amigo. Seria estranho vê-lo como campeão mundial do ciclismo".
Urska garante que Pogacar "não anda atrás de recordes nem de se transformar numa lenda", admitindo que as últimas corridas, ganhas com longas fugas, não agradam "aos que querem emoção até à chegada". "Eu também deixo o televisor quando ele ataca de muito longe, mas porque fico demasiado nervosa e isso faz-me mal à saúde. Uma hora de stress é demasiado", atirou.