Piloto português vai correr no Mundial de Fórmula 3: "Objetivo é chegar à F1"
Ivan Domingues assinou pela Van Amersfoort Racing e vai participar no Mundial de F3. Portugal não estava representado desde que Félix da Costa disputou aquele campeonato, há 12 anos
Corpo do artigo
Ivan Domingues, piloto natural de Leiria, vai correr no Mundial de Fórmula 3 na temporada de 2025. O português, de 18 anos, assinou contrato com a Van Amersfoort Racing, dos Países Baixos.
A época arranca oficialmnte a 14 de março, no Grande Prémio da Austrália.
Será o primeiro português a cumprir na íntegra o Mundial de Fórmula 3, 12 anos depois de António Félix da Costa ter realizado a sua derradeira temporada.
"Quero agradecer à VAR e a toda a estrutura pela confiança e apoio. Darei o meu melhor para corresponder às expetativas da equipa, procurando ao mesmo tempo ser mais um embaixador do nosso país e, sobretudo, honrar o talento nacional que sempre lutou muito para realizar-se ao mais alto nível no automobilismo. Acredito verdadeiramente que também aí podemos, e merecemos, estar entre os melhores. O meu objetivo é correr com a bandeira de Portugal no Mundial de Fórmula 1. Sei que tenho um grande desafio pela frente, mas estou também perante uma grande oportunidade, que vamos procurar agarrar com toda a força e profissionalismo, para dar mais um passo seguro, rumo à Fórmula 2 e depois à Fórmula 1", comentou Ivan Domingues.
"Estamos absolutamente empolgados por receber o Ivan na nossa equipa de F3 para a próxima época. O Ivan já faz parte da nossa família, desde a participação na F4 e na Fórmula Regional Europeia. Demonstrou grandes resultados e determinação, e estamos confiantes de que será uma adição fantástica à nossa equipa. Estamos muito entusiasmados por trabalhar em conjunto, para continuar a alcançar bons resultados em pista e fazer parte do seu desenvolvimento", elogiou Brad Joyce, chefe da equipa.
A sessão de testes com o novo monolugar está agendada para Barcelona, de 19 a 21 de fevereiro.
"Será o primeiro contacto com um carro novo, que segundo as novas especificações recebe alterações sobretudo nos pneus e no pack aerodinâmico, no sentido de potenciar mais proximidade e oportunidades de ultrapassagem, um pouco à imagem do que se pretende para a Fórmula 1. Até lá, continuarei 100% focado na minha preparação, que implica sessões físicas e de simulador bi-diárias. Todo o planeamento para a nova temporada foi feito no sentido de criar uma estrutura de apoio e uma rotina profissional que permita apresentar-me da melhor forma assim que tenha oportunidade de começar a testar", prometeu Ivan Domingues.
O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 3 arranca em março, no Grande Prémio da Austrália (Melbourne, 14 a 16 de março) e acompanha o circo da Fórmula 1 num total de dez Grandes Prémios (Bahrain – Sakhir; Itália – Ímola; Mónaco – Monte Carlo, Espanha – Barcelona; Áustria – Splielberg; Grã-Bretanha – Silverstone; Bélgica – Spa Francorchamps; Hungria – Budapeste; e Itália – Monza).
Ivan Domingues começou no karting, inspirado pelo pai e pelo irmão, quando tinha apenas 8 anos. Aos 9 anos participou no primeiro campeonato de Portugal. Conquistou a Taça de Portugal de Karting e foi Vice-Campeão Nacional em 2017, 2018 e 2019. Aos 14 anos mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4. Na época passada, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor rookie em 3 corridas). Em 2025 deu o salto para o Campeonato FIA de Fórmula 3, uma das principais antecâmeras da Fórmula 1, cumprindo a época completa ao serviço da prestigiada Van Amersfoort Racing (VAR).