Kiko Maria, campeão nacional de motociclismo Prémoto 3, foi quarto na última corrida do ESBK 2019, no circuito de Jerez de La Frontera
Corpo do artigo
O jovem motociclista português Francisco (Kiko) Maria obteve hoje, em Jerez de la Frontera, a sua melhor classificação no campeonato espanhol de velocidade, categoria de PréMoto 3, em que este ano participou pela segunda vez.
O recém-consagrado campeão nacional da categoria terminou em quarto lugarm na nona e derradeira corrida da temporada, a 41,335s do vencedor, o espanhol Marco Morelli Chincolla, um lugar acima relativamente à sua colocação na grelha de partida, depois de ter sido o quinto mais rápido nas qualificações.
O piloto português, de 15 anos de idade, somou 13 pontos e, nas contas finais do campeonato, subiu do sétimo ao sexto posto da tabela classificativa, fechando o ano com 74 pontos, conseguidos em oito corridas.
Ao longo das 13 voltas da prova, disputada no circuito de Jerez Ángel Nieto, o jovem piloto do Moto Action Team manteve uma disputa acesa pela quarta posição com o espanhol Hector Yebra Perez, autor do 4.º melhor tempo dos treinos e 6.º na classificação à partida para a jornada de encerramento do campeonato, agora denominado ESBK - Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike.
"Foi uma corrida muito exigente, praticamente sempre a fundo, em que tive de dar tudo o que tanto eu como a moto tínhamos para dar. Mas ainda bem... É assim que estou a evoluir", afirmou, em declarações difundidas pela sua assessoria de imprensa.
Segundo a mesma nota, Kiko Maria resume: "Só desta forma foi possível chegar ao quarto lugar e manter um desempenho altíssimo durante praticamente toda a corrida. Estou contente, naturalmente, pois estivemos a um nível competitivo elevado e conseguimos uma posição final que, apesar de não ser ainda aquilo que eu e a equipa gostaríamos, é um bom sexto lugar. Na época passada, fui 13.º, com 25 pontos, e a sensação que hoje tenho é que demos passos enormes e estamos cada vez mais perto de poder ombrear com os melhores valores do campeonato espanhol, que andam cá há muito mais tempo do que eu".