Pichardo põe em causa salto de Díaz: "Como sabemos que realmente foi 18,18 metros?"
Português questiona régua eletrónica desligada no momento do salto do espanhol, que fez na terça-feira o terceiro melhor salto da história
Corpo do artigo
O português Pedro Pichardo, prata no Campeonato da Europa de Roma (Itália), depois de bater o recorde nacional de triplo salto (18.04 metros), colocou esta quarta-feira em causa do salto que deu o ouro a Jordan Díaz. O espanhol ganhou o espetacular concurso com 18,18 metros, a terceira melhor marca da história.
“Sempre fui um atleta muito justo e de jogo limpo quando falamos de competição, nunca tive a necessidade de vir às redes sociais para justificar uma vitória ou derrota, nunca precisei de usar substância proibidas para ganhar, nunca alterei os meus bicos para saltar mais longe, nunca batotei ninguém, nem usei “influências” para ganhar uma competição...”, começou por referir no post na sua conta de Instagram.
“Mas gostaria que a European Athletics, a World Athletics e os árbitros a cargo dessem uma resposta e um esclarecimento com brevidade sobre o que aconteceu na régua de salto no momento que o atleta da Espanha faz aquela grande marca”, pediu, defendendo que “não é normal fazer uma grande marca com a régua eletrónica desligada”.
“O atleta já sai da caixa de areia a festejar sem nem sequer ter noção de onde tinha aterrado pois a régua já estava desligada”, continuou. “Nós atletas sabemos que sem nenhuma referência é difícil saber se foi um bom salto ou não, mas ele já sabia!!! Porque nos seus 17,96m estava ligada e no grande salto não? Um minuto depois do seu grande salto a régua voltou a funcionar e por coincidência eu era o seguinte a saltar. Como é possível? Porque nesse momento a régua electrónica estava desligada? Como sabemos que realmente foi 18,18m?”, perguntou.
Pichardo recebe hoje, pelas 18h30, a medalha de prata na cerimónia protocolar no Estádio Olímpico de Roma.