O Vila Maior Trail, em Santa Maria da Feira, levou o pelotão de cerca de 500 participantes a conhecer as margens do rio Uíma. Paulo Pinto e Cristiana Ferreira, um pouco menos interessados no turismo, venceram os 17 quilómetros
Corpo do artigo
A festa profana do Vila Maior Trail, corrida no passado domingo, em Santa Maria da Feira, foi criada com o objetivo de angariar fundos para a Festa do Divino Espírito Santo. A Comissão de Festas de Vila Maior sabe que tem na sua região um punhado de trilhos pouco conhecidos, mas ainda assim bonitos quanto baste para converter um pelotão. E assim foi: com um pouco da ajuda do ditoso marketing, os congregados subiram dos 150 da edição de 2023 para os cerca de 500 que esgotaram as inscrições da terceira edição deste ano.
O pelotão de congregados acabou por deixar 3200 euros no cofre que vai ajudar a pagar a festa de 19 de maio e em troca regressou a casa de espírito enobrecido. Os trilhos dos 17 quilómetros - também houve uma caminhada com cinco - são do mais digerível que conhecemos, com piso em bom estado, com pouca pedras e raízes, pouco desnivelados (522 metros de desnível positivo nos 17 quilómetros). A bifana e a cerveja fresca no final foram capazes de converter até o mais crítico empedernido. Nós nem precisávamos de tanto porque já tínhamos sido conquistados pelas margens e quedas de água do serpenteante rio Uíma, um afluente do Rio Douro que nasce na freguesia de Romariz e tem a foz a jusante da Barragem de Crestuma-Lever.
Entre os que levam as coisas um pouco mais a sério estiveram Paulo Pinto e Cristiana Ferreira (ambos a correr como individual). Subiram ao mais alto lugar do pódio, pois claro (classificação mais abaixo).
Classificações 17 km (177 atletas na meta)
Masculinos
1.º Paulo Pinto (individual) 01:19:46
2.º Pedro Bastos (PNB) 01:19:47
3.º Hugo Ferreira (GDA Ronda) 01:20:35
Femininos
1.ª Cristiana Ferreira (individual) 01:34:43
2.ª Marlene Ferreira (Juv. Cortegacense) 01:49:15
3.ª Célia Santos (Lourosa em Movimento) 01:49:21
Classificação por equipas
1.ª GDA Ronda, 19 pontos
2.º NS Trail Team, 42 pontos
3.ª Caldas S. Jorge SC, 47 pontos