"Pelo nosso percurso, não há ninguém que diga não a arriscar-se a ser campeão europeu"
Pedro Soares já inscreveu a equipa leonina que vai tentar revalidar o título de campeã europeia no próximo mês, em Odivelas. O holandês De Wit rende Saeid Mollaei, iraniano que se refugiou na Alemanha e neste momento não tem passaporte. Verdes e brancos contam com 15 judocas
Corpo do artigo
Apanhado no meio de uma guerra política - durante o último Mundial recebeu ordens para perder de forma a evitar lutar com um rival israelita, algo que motivou a suspensão da federação iraniana -, Saeid Mollaei não vai representar o Sporting na Liga dos Campeões de judo, que decorrerá em Odivelas a 16 de novembro.
Para o lugar do iraniano, os leões recrutaram o holandês Frank de Wit, número 4 do ranking mundial em -81 kg. "Estava acordado que o judoca iraniano iria lutar pela nossa equipa e estava entusiasmado, mas após o Mundial pediu asilo político à Alemanha e neste momento não tem passaporte", explica o treinador Pedro Soares a O JOGO.
Mollaei até podia ser inscrito, mas a opção foi outra e justificada pelo técnico que levou o Sporting ao título europeu em 2018. "Não temos capacidade para trazer ambos, nem necessidade para ter dois estrangeiros nesta categoria de peso, porque temos os atletas da casa João Martinho e o Miguel Alves, também bastante competitivos", acrescenta.
11383172
Campeões em título e com um passado de medalhas na prova, Pedro Soares dá conta da facilidade em convencer judocas a alinharem pelos verdes e brancos. "O atleta holandês respondeu prontamente e vem porque neste momento, pelo nosso percurso na Europa, não há ninguém que diga não a arriscar-se a ser campeão da Europa. Estou relativamente à vontade com estrangeiros que estejam livres", diz.
Capitaneados pelo campeão mundial Jorge Fonseca, os leões mantêm na estrutura o mongol Kherlen Ganbold (5.º do ranking mundial em - 66 kg) e o espanhol Niko Sherazadishvili (líder em - 90 kg). "Temos uma equipa competitiva e a vitória no horizonte, algo que não será fácil. Aproveitando o facto de ser em Portugal, vamos com 15 atletas à altura para assumir esse compromisso. Estarão os 15 disponíveis para competir", sublinha o treinador leonino.
Com confiança nos judocas portugueses, Pedro Soares esclarece a ausência do azeri Rustam Orujov, outro número um mundial e que já no ano passado não competiu de verde e branco.
11382942
"Todos os anos me pergunta se estará connosco, mas tem que ver com gestão da equipa e emagrecimento de despesas. Neste momento não faz sentido vir, porque em - 73 kg temos o Nuno Saraiva, que luta pelo apuramento olímpico e o João Fernando, vice-campeão da Europa em juniores e ainda o Francisco Costa", afirma Soares, com outro paradigma e ambição para o futuro.
"Também tentamos caminhar no sentido de fazer uma Liga dos Campeões quase sem estrangeiros. Ao contrário de outras equipas, não faz sentido estarmos a inundar a equipa de estrangeiros, porque temos de começar a distribuir a responsabilidade pelos nossos e têm assumido muito bem. Daí chegarmos a campeões da Europa e o futuro, a longo prazo, passará por estar na Liga dos Campeões sem atletas estrangeiros, sendo candidatos a vencer", perspetiva.
Fora da equipa está Anri Egutidze que rescindiu com o Sporting. "O clube foi ressarcido do que tinha a receber e é livre para seguir vida dele. Sorte e sucesso para o futuro", conclui.