Ponta-direita teve outras propostas, mesmo para continuar no estrangeiro, mas nenhuma, até agora, que o entusiasmasse muito
Corpo do artigo
O Sporting está muito próximo de assegurar o regresso de Pedro Portela, o ponta-direita que está a cumprir a segunda temporada no Tremblay, de França, onde este ano soma 56 golos em 17 partidas.
Portela, que jogou 11 épocas nos leões, entre 2007/08 e 2017/18 - ganhou dois campeonatos nacionais, três Taças de Portugal, uma Supertaça e duas Taças Challenge -, regressará assim a casa, sendo os verdes e brancos o único clube em que jogou em Portugal, depois de ter deixado um dos emblemas da cidade onde nasceu e no qual se iniciou na modalidade, o Académico de Leiria.
Apesar de ter tido outras propostas em mãos, o regresso de Pedro Portela ao Sporting é mesmo um dado praticamente adquirido, estando a grande dúvida no companheiro que terá para a posição: se o veterano romeno Valentin Ghionea, de 35 anos, se o jovem Francisco Tavares, de 23, sendo que sobre o primeiro correm fortes rumores de uma possível transferência para o Benfica, cujos responsáveis, estando Ghionea em final de contrato, veem neste uma boa solução para reforçar o plantel. Por outro lado, Francisco Tavares tem revelado cada vez maior maturidade e, estando a ter mais tempo de jogo, soma 67 golos e uma eficácia de remate de 73%.
Pedro Portela, cujas propostas que recebeu de outros clubes, mesmo estrangeiros, não o animaram, voltará ao Pavilhão João Rocha mais experiente, após dois anos num dos campeonatos mais competitivos do mundo e ainda depois de ter jogado o Europeu, em que Portugal, em sexto lugar, alcançou a melhor classificação de sempre. A par de João Ferraz, Portela, de 30 anos, foi o terceiro melhor marcador da Seleção Nacional, com 20 golos em oito jogos, tendo sido utilizado 223 minutos por Paulo Jorge Pereira.
Refira-se que o extremo soma 190 internacionalizações (88 A e 286 golos), que fazem dele o nono português mais internacional de sempre.