Pedro Fraga e Afonso Costa a oito centésimos das meias-finais de double-scull
A melhor posição que podem agora aspirar nos Jogos Olímpicos é o 13.º posto.
Corpo do artigo
Os remadores Pedro Fraga e Afonso Costa ficaram a escassos oito centésimos de segundo das meias-finais de double-scull ligeiro dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, pelo que a melhor posição que podem agora aspirar é o 13.º posto.
Fraga e Costa estiveram a regata quase toda dentro da qualificação, reservada aos três primeiros de cada uma das duas repescagens de seis embarcações cada, contudo não resistiram ao ataque final do Uruguai, que seguira sempre na quarta posição.
A equipa sul-americana subiu muito nos metros finais, numa prova em que os quatro primeiros ficaram separados por meros 69 centésimos de segundo, a distância dos portugueses para os ucranianos Igor Khmara e Stanislav Kovalov, que ganharam.
O conjunto do Leste europeu concluiu a regata de dois quilómetros em 6.36,28, batendo os canadianos Patrick Keane e Maxwell Lattimer por 51 centésimos e os uruguaios Bruno Berriolo e Felipe Ferreira por 59 centésimos.
Pedro Fraga, de 38 anos, e Afonso Costa, de 25, vão assim à final C, que se disputa terça-feira às 09:10 locais (01:10 em Lisboa).
No sábado, os dois portugueses tinham sido terceiros na sua eliminatória, que apenas apurava duas embarcações, no caso Itália e Alemanha, respetivamente medalha de prata e de bronze no mundial de 2019, o último a ser disputado.
Esta é a terceira participação olímpica de Pedro Fraga, que foi oitavo em Pequim2008 e quinto em Londres2012, com Nuno Mendes, parceiro com o qual falhou um lugar no Rio2016.
Quanto a Afonso Costa, trata-se da sua estreia olímpica.