Pedro Dias elogia êxito "contínuo e consistente" da canoagem portuguesa
Corpo do artigo
O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, elogiou este domingo o êxito “continuo e consistente” da canoagem portuguesa, que, nos Mundiais de sub-23 e juniores, em Montemor-o-Velho, conquistou cinco medalhas para Portugal.
“É sempre excecional ouvir o nosso hino, sermos os melhores em qualquer setor é muito relevante. Eu, particularmente com as responsabilidades na área do desporto, fico sempre muito satisfeito por perceber que isto tem sido um processo contínuo, consistente, da nossa federação de canoagem, dos nossos clubes, que ao longo de mais de uma década nos têm habituado a isto”, destacou o governante, em declarações à Lusa.
No evento que, em cinco dias, reuniu cerca de 1000 atletas de 66 países, Portugal amealhou uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze.
“Eu não colocaria tanto o foco aqui desta competição nas medalhas. Elas estão a acontecer, felizmente, mas acima de tudo é dar-lhes a oportunidade para crescerem e se afirmarem enquanto seniores pelo nosso país”, completou.
Pedro Dias valorizou a “maior delegação de sempre” da Federação Portuguesa de Canoagem, que, em casa, apresentou uma seleção de 59 canoístas, parte para lutar pelos melhores lutares, enquanto para outros o ganhar de experiência internacional.
“Acima de tudo, destacar o processo, ou seja, estamos a criar condições para que jovens de elevado potencial possam fazer o seu percurso e estas competições internacionais são muito importantes para os ajudar nesse trajeto”, realçou.
Além das cinco medalhas, Portugal conquistou mais 14 resultados no top-10 na competição mundial de sub-23 e juniores.