Protocolo entre a Federação de Desportos de Inverno de Portugal e a autarquia foi assinado para a contrução de uma infra-estrutura com 1000 lugares e a custar dez milhões de euros
Corpo do artigo
A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI Portugal), em colaboração com a Câmara Municipal do Seixal, anunciou este sábado a construção do primeiro pavilhão olímpico de gelo em território português. A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no encerramento da 41.ª Seixalíada.
Destinado ao desenvolvimento dos desportos de inverno em Portugal, o pavilhão será edificado num terreno cedido pela autarquia, representando um investimento de dez milhões de euros para a FDI.
O prazo de construção estimado é três anos e a infra-estrutura, com 1000 lugares, pretende desenvolver modalidades como hóquei no gelo, curling, patinagem de velocidade (short track), patinagem artística, além de acolher competições internacionais. Além das áreas desportivas, o espaço vai ter uma zona de restauração, uma loja de desporto, um ginásio e uma clínica médica.
“O Pavilhão de Desportos de Inverno é um equipamento estratégico para a formação e treino dos nossos atletas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento das nossas seleções nacionais e elevando o nível competitivo dos desportos de inverno em Portugal, permitindo ao mesmo tempo que o nosso país se torne um destino atrativo para estágios, torneios e competições de nível internacional”, disse o presidente da FDI Portugal, Pedro Flávio, dando o exemplo da construção do Velódromo de Sangalhos, há 15 anos.
“Este projeto será também uma forma de incrementar a atratividade do município e potenciar o concelho dos pontos de vista económico e social, trazendo uma ideia que considero deveras original e que resultará, certamente, num caso de sucesso pois permitirá dar uma nova vida à economia local, atrair inúmeros visitantes nacionais e estrangeiros e, eventualmente, vir a contribuir para a formação de desportistas e campeões nestas modalidades”, declarou o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva.