Selecionador nacional pode voltar a trabalhar na Roménia, mas desta vez no Dínamo de Bucareste. Pessoa próxima do presidente, que tem investido forte para atacar a Champions, disse à Imprensa romena que o acordo com o amarantino está 99% fechado. Miguel Martins será reforço.
Corpo do artigo
Paulo Jorge Pereira, 60 anos, está muito perto de ser o próximo treinador do Dínamo de Bucareste, clube que, com pouco sucesso, tem investido para chegar às finais da Liga dos Campeões. Este ano, por exemplo, foi quinto na fase de grupos – e afastado no play-off pelo alemão Magdeburgo –, na mesma poule do Sporting, que foi segundo e passou diretamente aos quartos de final.
“As negociações estão muito avançadas, na proporção de 99% será o nosso novo treinador. Procurávamos alguém valioso e que conhecesse o nosso campeonato”, revelou uma pessoa próxima de Ionut Popa, presidente do emblema romeno, ao “Orangesport”. De facto, Paulo Jorge, que se deu a conhecer quando chegou ao FC Porto, inicialmente como segundo treinador de José Magalhães, depois de Branislav Pokrajac, e a seguir no cargo principal – ganhou um campeonato, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga –, já trabalhou na Roménia, ao serviço do CSM Bucareste, em 2017/18 e 2018/19, tendo, nesta última campanha, ganho a Taça Challenge, numa final com o Madeira SAD.
Mas Paulo Jorge Pereira, que antes de chegar aos dragões passou por Desportivo de Portugal, Salgueiros, Carvalhos, Boavista e CPN, tem corrido mundo e com excelentes resultados: Cangas (Espanha), ASA (Angola, feminino), Angola (seleção feminina), 1.º de Agosto (Angola, feminino), Tunísia (seleção feminina), Esperance de Tunes (Tunísia), CSM Bucareste (Roménia), Kuwait SC e RK Celje (Eslovénia). Neste último está a lutar pelo título, reforçando a escolha dos romenos para suceder a David Davis, que, por sua vez, ocupara o lugar de Xavi Pascual, vencedor de três Ligas dos Campeões.
“Esta é uma equipa jovem, disseram-me que era uma época de transição, porque o clube tinha perdido o principal patrocinador e não havia pretensões a grandes voos. A verdade é que somos líderes, sem derrotas, faltando-nos uma vitória em quatro jogos para chegar às meias-finais do play-off do título”, comentou Paulo Jorge. “Geramos uma expectativa que pode não ser real, a maioria destes atletas nunca foram submetidos a este tipo de pressão, mas vamos lutar pelo campeonato”, garantiu, não falando da mudança para Bucareste por “respeito ao Celje”.
No Dínamo, os grandes investimentos são para continuar e entre os reforços da próxima época encontra-se Miguel Martins, central do Aalborg e bem conhecido daquele que continuará a ser selecionador nacional.