
Portugal-Egito
FPA
Declarações após o jogo Portugal-Egito (30-27), do Torneio Internacional Terras do Demo, de preparação para o Europeu'2026, disputado este sábado em Moimenta da Beira, distrito de Viseu
Corpo do artigo
Leia também FC Porto liberta centenas de bilhetes no topo sul para o jogo contra o Braga
Paulo Jorge Pereira (selecionador de Portugal): "Repetimos o plano que estava estabelecido no primeiro jogo, apenas mudámos uma coisa: não rodámos tanto os atletas neste segundo jogo, porque também queríamos ganhar. No primeiro toda a gente participou, conseguimos ver todos os jogadores em ação, somente o Diogo Rêma [Marques] não jogou, mas jogou o segundo brilhantemente. Os dois guarda-redes estiveram excecionais nos dois jogos. Este jogo decidi não rodar tanto e apostar em vencer e conseguimos fazê-lo. Não houve assim tantas alterações, introduzimos um ou outro em termos ofensivos, corrigimos a transição para o ataque e resultou neste brilhante resultado. Estou muito satisfeito e orgulhoso da aplicação deles e de saber que eles quando vêm à Seleção sentem orgulho em vir e dão tudo por Portugal, portanto, para mim, é muito mais fácil depois fazer o resto. Muito orgulhoso deles, sempre, e ainda mais com esta vitória, com novos elementos na equipa, alguns mais jovens, e todos a participarem para sairmos daqui satisfeitos como saímos e a fazer com que todos se sintam orgulhosos ao longo do caminho que temos feito. Para o próximo torneio, daqui a dois meses, se tudo se mantiver assim, poderá haver um ou outro atleta que poderá sair, mas já temos uma base que nos tem garantido sucesso, compromisso, produtividade e é isso que vamos continuar a procurar."
Xavier Pascual (selecionador do Egito): "Hoje Portugal esteve muito bem, sobretudo na primeira parte em que foram muito bons. Nós provámos, enquanto jogadores, que nem sempre estamos à altura e alguns demonstraram que não podem estar na seleção. Esta é um pouco a ideia destes jogos amigáveis, o de ver e analisar quais os jogadores que podem integrar a seleção e que estão preparados para grandes provas e hoje deu para perceber que alguns não estão. [Sobre a vitória do torneio] Bem, estou consolado, porque vi coisas boas na minha equipa. Evidentemente que todos queremos ganhar, mas para mim, estes jogos particulares não representam muito, na verdade. Não tenho ideia de que vou selecionar para o próximo torneio, que será em janeiro, em Espanha, mas sei quem não vou chamar, isso eu tenho a certeza. [Sobre a ausência de Seif Elderaa e Ahmed Adel que jogaram na primeira ronda] Seif Elderaa veio só para a primeira partida, porque nasceu um filho há poucos dias e tinha que ficar em casa com a família. Ahmed Adel teve uma pequena lesão e como era um jogo particular não valia a pena correr riscos."

