Paulo Jorge Pereira a O JOGO: "Treinar um clube na Europa já era uma ambição antiga"
Treinador português vai acumular as funções de técnico do CSM Bucaresti com as de selecionador nacional, tendo assinado com os romenos por esta época e a próxima, com mais uma de opção.
Corpo do artigo
"Treinar um clube na Europa era uma ambição antiga, já anterior ao regresso a Portugal, que felizmente consegui pela porta grande, através da Seleção Nacional", revelou a O JOGO Paulo Jorge Pereira, no dia seguinte a tornar-se treinador do CSM Bucaresti, cargo que vai acumular com o de selecionador nacional. "Foi com muita ilusão que vim para a Roménia", frisa, já em Bucareste.
Após os cinco primeiros treinos, Paulo Pereira descreve as impressões iniciais: "O primeiro dia foi excelente, porque, normalmente, na formação de grupos há aquela fase inicial do enamoramento, o que ainda está a acontecer. Oxalá dure muito tempo e consigamos, ainda este ano, lutar pelo título."
O desejo de chegar ao título não é, no entanto, mais do que isso mesmo. "Os dirigentes do clube não me pediram a conquista do campeonato, porque estão conscientes de que partimos com uma certa desvantagem, embora o sistema seja o de play-off", explicou o técnico, revelando: "Sou o terceiro treinador esta época, situação algo "sui generis", mas decidiram fazer já a troca para ganhar tempo para a temporada seguinte, uma vez que acabo de assinar um contrato que corresponde a estes três meses, mais um ano e ainda outro de opção para ambas as partes. Ou seja, assinei por estes três meses e eventualmente mais dois anos."
A finalizar, Paulo Jorge Pereira, que já passou por Angola e Tunísia, insiste no desejo que tinha de chegar a este patamar. "Tinha este sonho de trabalhar numa grande equipa da Europa, e o CSM quer estar entre as melhores num curto espaço de tempo. Mas ainda está a fazer o caminho para lá chegar. Isto faz parte de uma ambição antiga, de acreditar que um português pode estar a trabalhar ao mais alto nível, que nós podemos, que somos capazes. Apenas é preciso trabalhar muito para isso."
Para iniciar a sua caminhada, o técnico português obteve ontem o primeiro triunfo, na visita ao Dunarea Calarasi, por 24-31, e irá abrir o play-off do campeonato frente ao Poli Timisoara. O CSM fechou a fase regular, ganha pelo Steaua de Bucareste, no quarto lugar.