O extremo-poste espanhol lidera a lista dos melhores marcadores do Eurobasket com uma média de 23,0 pontos por jogo, numa altura em que o Europeu de basquetebol atingiu os quartos de final.
Corpo do artigo
Aos 35 anos, o basquetebolista dos Chicago Bulls, da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), está a realizar uma das suas melhores campanhas de sempre, sendo ainda o quinto melhor nos ressaltos, com uma média de 7,8, cujo comando pertence ao russo Andrey Vorontsevich, com 9,2 ressaltos/jogo.
Pau Gasol é também o jogador mais utilizado da atual seleção de Espanha, com uma média de 28,5 minutos por jogo.
Desde 2004, quando brilhou nos Jogos Olímpicos de Atenas, que o mais velho dos irmãos Gasol não era tão utilizado. Mas na altura tinha apenas 24 anos e registou 31,7 minutos por partida.
No último Mundial, disputado em Espanha, em 2014 e vencido pelos Estados Unidos, Pau registou uma média de 26,5 minutos por encontro.
No derradeiro e duro embate contra a Polónia, relativo aos oitavos de final e que a Espanha venceu por 80-66, Pau Gasol queixou-se de dores nos gémeos da perna direita, mas cumpriu um total de 31,2 minutos, durante os quais somou 30 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.
"Estava a pensar utilizá-lo um máximo de cinco minutos seguidos de cada vez. Mas ele disse-me que estava em condições e que aguentava mais tempo em campo", confessou à imprensa espanhola o italiano Sergio Scariolo, selecionador da equipa ?roja'.
Pau Gasol está empenhado em ir o mais longe possível neste Eurobasket e já anunciou que está pronto para defrontar a Grécia nos quartos de final, agendados para terça-feira.