Patrick Baumann "honrado e triste" ao assumir presidência de comissão do COI
Suíço sucede a Frankie Fredericks, demitido após suspeitas de corrupção.
Corpo do artigo
O suíço Patrick Baumann garantiu hoje estar "honrado e triste" por assumir a presidência da comissão que avalia as candidaturas aos Jogos Olímpicos de 2024, depois da demissão de Frankie Fredericks, após suspeitas de corrupção.
"Estou honrado por um lado, e triste por outro, porque as circunstâncias [nas quais assume o cargo] não são as que desejava", afirmou Baumann, em declarações à agência noticiosa AFP.
Patrick Baumann, secretário-geral da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e membro do Comité Olímpico Internacional (COI) desde 2007, foi nomeado na terça-feira presidente da comissão de avaliação, que era dirigida pelo ex-atleta namibiano Frankie Fredericks.
O antigo atleta demitiu-se depois de o diário francês Le Monde ter levantado suspeitas sobre o seu alegado envolvimento em irregularidades na atribuição dos Jogos Olímpicos de 2016 à cidade brasileira do Rio de Janeiro,
Apesar de se ter demitido, Frankie Fredericks negou, em comunicado, a implicação "direta ou indireta" em "qualquer conduta inapropriada", e assegurou nunca ter violado qualquer conduta ou regra do COI.
Devido à demissão de Fredericks, o COI alterou as datas das visitas às duas cidades candidatas.
A visita à cidade norte-americana de Los Angeles vai decorrer entre 23 e 25 de abril, enquanto a cidade de Paris deverá receber a comissão de avaliação do COI entre 10 e 12 de maio.
A cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2024 deverá ser anunciada no próximo mês de setembro, em Lima, no Peru, durante a 130.ª assembleia do COI.