Correu a distância em 2.00,79 minutos
Corpo do artigo
Patrícia Silva bateu este domingo o recorde nacional dos 800 metros em pista curta, ao correr a distância em 2.00,79 minutos, dois centésimos abaixo da anterior melhor marca, fixada há quase 30 anos por Carla Sacramento.
A atleta do Sporting venceu, sem qualquer contestação, os 800 metros dos Nacionais de clubes "indoor", em Pombal, com isso fixando um novo máximo de Portugal, fazendo cair uma marca que Sacramento havia logrado em 17 de fevereiro de 1995.
Em segundo lugar ficou Inês Cruz, do Estreito, com 2.10,86.
Há dois dias, Patrícia Silva havia conseguido marca de qualificação direta para os Europeus de pista curta de Apeldoorn, em março, nos 1.500 metros, com a quarta melhor marca nacional de sempre nessa distância (4.07,26).
Agora, também este tempo lhe permite ter marca de qualificação na distância, notando a própria, após a corrida, que ainda não sabe "o que decidir" quanto à prova a eleger.
"Sabia que estava em boa forma e entendi correr forte, para ajudar o Sporting a conquistar os oito pontos, e acabei bem. Percebi que tinha batido o meu recorde, mas não fazia ideia de que tinha sido recorde de Portugal”, admitiu, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo.
No lote de qualificados para os Europeus indoor estão também João Coelho (400 metros), Isaac Nader (1.500 metros), Miguel Moreira (3.000 metros), Gerson Baldé (comprimento), Pedro Pichardo e Tiago Pereira (triplo salto), em masculinos, e Salomé Afonso (1.500 e 3.000 metros), Patrícia Silva (800 e 1.500 metros), Agate Sousa (comprimento) e Jessica Inchude (peso), em femininos.
Com 11 qualificados para a competição, de 6 a 9 de março naquela cidade dos Países Baixos, Portugal sabe, de resto, que Pedro Pablo Pichardo não retomará a competição antes de abril, falhando, assim, estes Europeus e também os Mundiais em pista curta.