Paris'2024: quase 40 por cento dos atletas controlados e cinco casos de doping
Foram recolhidas 6 130 amostras (urina e sangue) de 4 770 testes realizados a 4 150 atletas, “a maior proporção” de atletas alguma vez controlada
Corpo do artigo
Quase 40 por cento dos atletas presentes nos Jogos Olímpicos Paris'2024 foram alvo de controlos antidoping e houve cinco casos positivos, informou esta quinta-feira a Agência Internacional de Testagem (ITA), entidade responsável pelos testes no evento.
De acordo com a ITA, foram recolhidas 6 130 amostras (urina e sangue) de 4 770 testes realizados a 4 150 atletas, “a maior proporção” de atletas alguma vez controlada, num período entre a abertura da Aldeia Olímpica, em meados de julho, e a cerimónia de encerramento, em 11 de agosto.
Cerca de dois terços dos controlos foram realizados em competição, com Estados Unidos, França, China, Austrália e Grã-Bretanha a serem os países com mais atletas testados.
A ITA também realizou um programa de testes antes dos Jogos, em que cerca de 90 por cento dos cerca de 10 000 atletas presentes em Paris foram controlados, sendo, nesse período, detetados cerca de 40 violações das regras antidoping.
Nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020 tinham sido detetados seis casos positivos de doping durante a competição.