Paragem pode ser bálsamo ou armadilha para o Ferreira do Zêzere, acredita Octávio

Octávio Alves, ala de 26 anos, leva 16 jogos e dois golos na primeira época no Ferreira do Zêzere
A pausa da Liga Placard chegou num momento sensível, mas longe de ser encarada como um problema. Octávio Alves vê na interrupção uma oportunidade para correções. Num momento exigente, marcado por quatro derrotas consecutivas, o ala de 26 anos fala a O JOGO sobre a temporada, as ambições do grupo e a gestão inevitável do mercado.
A Liga Placard entrou em pausa por força do Campeonato da Europa e, como quase sempre acontece nestes momentos, a interrupção tanto pode servir para afinar rotinas como para quebrar dinâmicas. No Ferreira do Zêzere, a paragem surge numa fase delicada da época, após quatro derrotas consecutivas, mas Octávio Alves prefere olhar para o copo meio-cheio. "É uma paragem longa, mas a equipa tem reagido bem. Temos aproveitado para dar continuidade ao trabalho e acertar alguns pormenores", explica o ala português, de 26 anos. "De certa forma, posso dizer que está a fazer bem, embora seja sempre melhor quando se compete regularmente", completou.
Apesar da série menos positiva, o Ferreira do Zêzere mantém-se firme no sexto lugar da Liga Placard, com 20 pontos, posição que garante, para já, o apuramento para o play-off de campeão. Um reflexo de uma primeira volta que Octávio classifica como globalmente positiva, ainda que com margem para mais. "Num campeonato tão exigente como este, conseguimos ser o Ferreira do Zêzere. Fica sempre a sensação de que podíamos ter feito mais e melhor, mas, no geral, correu bem. Estamos em sexto, mas podíamos estar em terceiro. Pequenos detalhes e pormenores menos conseguidos acabaram por nos colocar nesta posição", analisa.
Quanto ao retrato da Liga Placard desta temporada, o ala não tem dúvidas: o nível está mais alto do que nunca. "Tem sido uma edição muito competitiva, com jogos equilibrados e muitas decisões nos detalhes. Isso obriga todas as equipas a manterem consistência e foco durante toda a época. Cada ponto custa caro", garante o português. Os objetivos do Ferreira do Zêzere passam por subir a fasquia em relação à época anterior, mas sem euforias: "Queremos fazer melhor do que na época passada e estar nos lugares cimeiros. Até agora tem acontecido, mas ainda falta uma segunda volta inteira. O grande objetivo é fazer uma segunda volta ainda melhor do que a primeira".
No mercado, a saída de Barreto para o Braga retirou à equipa da Beira Baixa um jogador influente, mas Octávio afasta qualquer dramatismo. "Perdemos um colega importante, claro, mas não digo que a equipa tenha ido abaixo. O mercado é assim: entram e saem jogadores. O que nos cabe é adaptar-nos ao que temos e dar seguimento ao trabalho", remata o ala.
Entre altos e baixos, entrega nunca esteve em causa
No plano individual, Octávio, que chegou este ano ao Ferreira, faz um balanço positivo da temporada, consciente de que o rendimento de um jogador se constrói entre altos e baixos. "Faço uma avaliação positiva da minha época. Houve momentos bons e outros menos bons, como é normal, mas procurei sempre ajudar a equipa. Dei o meu máximo em todos os momentos e continuo focado em evoluir e em ser cada vez mais consistente", assume o ala, que soma 16 jogos e dois golos esta temporada.
Lombos: Alcides Lopes renova
O Quinta dos Lombos renovou com o treinador Alcides Lopes por mais duas épocas. O novo vínculo para o técnico de 35 anos, que chegou esta temporada ao clube de Carcavelos, consolida o projeto desportivo, numa época em que a equipa ocupa o sétimo lugar da Liga Placard e tem conciliado a exigência competitiva com a integração gradual de jovens atletas.
Eléctrico: Paixão por empréstimo
O Eléctrico confirmou a contratação de Gonçalo Paixão, fixo/ala de 21 anos, que chega a Ponte de Sor por empréstimo do Braga. Internacional jovem por Portugal, acumula experiência competitiva ao mais alto nível nacional e vai reencontrar Jorge Monteiro, técnico que o orientou no Quinta dos Lombos, na época passada, etapa em que apontou sete golos em 24 jogos.
Feminino: Detoni deixa o Benfica
O Benfica anunciou a saída de Natália Detoni, por acordo entre a jogadora e o clube, que está a reorganizar o plantel. A internacional brasileira, 24 anos, encerra assim uma etapa iniciada em agosto de 2024, marcada pela integração gradual no projeto do futsal feminino encarnado e pela participação na conquista da Taça da Liga, título alcançado na edição mais recente da prova.
