Pelotão de 159 corredores atravessou pela primeira vez a Cidade do Vaticano e Leão XIV disse serem “sempre bem-vindos”
Corpo do artigo
O Papa Leão XIV deu a partida para a 21.ª e última etapa da Volta a Itália e abençoou os 159 ciclistas ainda em prova, líderados por Simon Yates, britânico da Visma-Lease a Bike que vai vencer pela primeira vez a corrida.
A cerimónia, já tendo acontecido com outros Papas na Praça de S. Pedro, realizou-se pela primeira vez no interior da Cidade do Vaticano, na qual os ciclistas pedalaram cerca de três quilómetros. A iniciativa fora pensada como uma homenagem, inédita, ao entretanto falecido Papa Francisco.
“É um prazer recebê-los nesta etapa final do Giro de Itália. Saibam que são exemplos para os jovens de todo o mundo. Agradeço-vos pelo que fazem. Espero que, tal como aprenderam a cuidar dos vossos corpos, também cuidem dos vossos espíritos. Saibam que são sempre bem-vindos ao Vaticano, são sempre bem-vindos pela Igreja, que representa o amor de Deus por todas as pessoas. Que Deus vos abençoe”, discursou Leão XIV, surpreendido já depois do tiro de partida para a etapa de consagração de Yates: o colombiano Nairo Quintana saiu da bicicleta para ir pedir uma bênção pessoal ao Papa.