
É difícil resistir ao charme desta "Pão de Forma" dos tempos modernos. O consumo mede-se, agora, em kWh mas continua a apelar aos prazeres simples de outrora, quando 30 cavalos de potência chegavam para levar a família toda de férias
Corpo do artigo
Leia também Pavlidis vai ter concorrente: José Mourinho quer um peso-pesado
A Volkswagen voltou a trazer para a estrada a mítica "Pão de Forma", agora em versão elétrica. A nova ID. Buzz mantém o espírito do modelo original de 1950, mas com tudo o que se espera de um veículo moderno. E sim, continua a chamar a atenção por onde passa.
Nesta geração há versões de seis e sete lugares e um motor de 286 cavalos - mais 250 do que o original! - que garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Com 4,92 metros de comprimento, é claramente maior, mas continua inconfundível e a pintura em dois tons dá-lhe um ar retro irresistível.
O espaço é generoso, o acesso é fácil e até os passageiros da terceira fila têm direito a entradas USB, ventilação e porta-objetos. O motor é o mesmo do ID.7 e pode ser combinado com baterias de 84 ou 91 kWh, esta última com mais de 470 km de autonomia.
A condução é muito simples (mesmo em cidade) e o ambiente interior é luminoso e acolhedor, embora os comandos táteis para volume e temperatura não convençam. Os consumos variam entre 14,7 kWh/100 km em cidade e 24,5 kWh em autoestrada. A unidade ensaiada (cedida pela Carby) custava 61 052 euros, mas a gama começa nos 49 177 euros e vai até aos 78 508 (versão GTX, com 240 cv e sete lugares).

Dimensões
Para acomodar sete pessoas o comprimento cresceu para os 4,96 metros e a distância entre eixos chega aos 3,23m. A largura é de 1,98 metros e a altura de 1,90m. Com lotação completa, a bagageira leva 306 litros, mas pode chegar aos 2470 (dois ocupantes).

Carregamento
As versões de 91 kWh carregam até 200 kW e, usando carregadores ultrarrápidos, em menos de meia hora vão dos 10 aos 80%. Para carregamento em casa (AC), pode ser utilizado o ID. Charger com potência máxima de 11 kW. (cerca de 8 horas a ir dos 5 aos 100%).

Equipamento
O ID Buzz tem ar condicionado automático de três zonas com painéis de controlo para os passageiros traseiros. Dispõe de iluminação ambiente de dez cores e sistemas de segurança onde se inclui a travagem de emergência autónoma.
