Cameron van der Burgh tem coronavírus e explicou que não é uma brincadeira.
Corpo do artigo
O sul-africano Cameron van der Burgh, campeão olímpico dos 100 metros bruços nos Jogos Londres2012, está infetado com o novo coronavírus, e afirmou que o vírus, responsável pela pandemia da Covid-19, "é o pior" que já enfrentou. "Lido com a Covid-19 há 14 dias. É o pior vírus que já enfrentei, apesar de ser uma pessoa jovem, saudável, e com pulmões fortes, pois não fumo e faço desporto", escreveu no Twitter o nadador, de 31 anos, que abandonou a alta competição em 2018.
Cameron van der Burgh, vice-campeão na mesma distância nos Jogos Rio2016, explica que apesar de os sintomas mais fortes, como a febre alta, já terem diminuído, ainda se sente muito fraco. "Sinto uma fadiga enorme e uma tosse residual que não desaparece. Qualquer atividade física, como caminhar, me deixa exausto durante horas", escreveu o antigo nadador.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Van der Burgh afirma que a perda de condição física "foi brutal" e mostra-se preocupado com os atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, sobre os quais o Comité Olímpico Internacional ainda não anunciou uma decisão, tendo em conta a pandemia de Covid-19. "A perda de condição física foi brutal e só posso pensar nos atletas que podem contrair a Covid-19. Ter essa doença tão perto dos Jogos Olímpicos, é terrível. Os atletas continuarão a treinar, uma vez que ainda não existem uma decisão [sobre adiamento ou cancelamento] e a expor-se a riscos desnecessários", referiu.
Cameron van der Burgh termina a publicação com a frase: "A saúde não é o mais importante e a Covid-19 não é brincadeira".
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram. Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.