No Madison Square Garden, os Pacers fizeram algo nunca visto nos play-offs, ao vencerem um encontro que perdiam por 14 pontos a 2.50 minutos do final do quarto período
Corpo do artigo
Os Indiana Pacers venceram na quarta-feira os New York Knicks por 138-135, após prolongamento, depois de uma recuperação "impossível" no tempo regulamentar do primeiro jogo da final da Conferência Este dos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).
No Madison Square Garden, em Nova Iorque, os Pacers fizeram algo numa visto nos play-offs, ao vencerem um encontro que perdiam por 14 pontos (119-105) a 2.50 minutos do final do quarto período – em situações similares, o registo era de 0-970.
Agora, na 971.ª vez em que esta situação aconteceu, o conjunto de Indiana conseguiu a reviravolta, depois de fechar o tempo regulamentar com um parcial de 20-5, perante a estupefação dos adeptos do conjunto nova-iorquino.
O grande herói desta incrível recuperação, em tão curto espaço de tempo, foi, indiscutivelmente, Aaron Nesmith, que parecia incapaz de falhar e somou quatro triplos, em outros tantos tentados, e ainda dois lances livres.
Por seu lado, Tyrese Haliburton juntou-lhe um triplo e, sobre a buzina, o cesto que levou o jogo para prolongamento: primeiro festejou-o como um triplo, mas pisou muito ligeiramente a linha, com a bola a bater no alvo e voar muito acima deste, antes de cair no cesto e gelar o Madison Square Garden.
Os Pacers não puderam cantar vitória nos 48 minutos, mas acabaram por superiorizar-se no prolongamento, também ele dramático, com constantes mudanças no comando do marcador e dois triplos falhados pelos Knicks na última posse de bola.
Nesses cinco minutos suplementares, brilhou, sobretudo, Andrew Nembhard, com sete pontos e a assistência para Obi Toppin afundar para o último cesto do encontro.
Haliburton, com 31 pontos e 11 assistências, e Neshmith, com 30 pontos, incluindo oito triplos marcados, em nove tentados, foram as grandes figuras dos Pacers, secundados por 17 pontos de Pascal Siakam, 15 de Nembhard e 14 de Miles Turner.
Do banco também vieram muitos pontos, nomeadamente 10 de T.J. McConnell, nove de Bennedict Mathurin e oito, mais 10 ressaltos, de Toppin.
Nos anfitriões, destaque para os 43 pontos e cinco assistências de Jalen Brunson e os 35 pontos e 12 ressaltos de Karl-Anthony Towns, jogadores que, como os restantes companheiros de equipa, ainda devem estar a pensar como perderam o jogo.
O segundo embate da final da Conferência Este dos play-offs da NBA, à melhor de sete encontros, realiza-se na sexta-feira, de novo no Madison Square Garden.
Veja o vídeo: