
Otari Kvantidze
O português Otari Kvantidze foi, este sábado, quinto classificado na categoria de -73 kg do Grande Prémio de Zagreb de judo, ao perder com o búlgaro Victor Skerlev no combate pela conquista da medalha de bronze
Corpo do artigo
Kvantidze, de 22 anos, 28.º classificado do ranking mundial, foi batido por waza-ari por Skerlev, igualando o resultado obtido na sexta-feira por Miguel Gago na categoria de -66 kg, que continua a ser o melhor obtido pela representação portuguesa na capital da Croácia.
Isento de disputar a primeira ronda, Kvantidze ultrapassou, sucessivamente, o indiano Arun Kumar, por waza-ari, e o kosovar Dardan Cena, graças a um yuko, antes de enfrentar o georgiano Tornike Mosiashvili no combate final do Grupo C, impondo-se por ippon.
Nas meias-finais, o judoca português foi derrotado pelo italiano Giovanni Esposito, posicionado imediatamente abaixo no ranking mundial, no qual ocupa o 29.º lugar, que venceu por ippon e relegou Kvantidze para a discussão da medalha de bronze com Skerlev.
João Fernando, que ocupa a 40.ª posição na classificação da Federação Internacional de Judo, caiu na repescagem para um dos combates pelo lugar mais baixo do pódio, frente ao italiano Antonio Esposito, por waza-ari, e terminou no sétimo lugar na categoria de -81 kg.
O judoca português, de 26 anos, que também tinha ficado isento na primeira ronda, bateu o grego Michail Tsoutlasvili, por waza-ari, o neerlandês Koen Heg, na sequência de um yuko, antes de perder com o finlandês Eetu Ihanamaki, no último combate do Grupo D, por ippon.
Já Bárbara Timo e Taís Pina foram eliminadas logo no primeiro combate em -70 kg, a primeira diante da sueca Ida Eriksson, por ippon, e a segunda perante a croata Karla Kulic, ao ceder por 'waza-ari' já no golden score.

