Australiano venceu Grande Prémio da Bélgica em Fórmula 1
Corpo do artigo
O piloto australiano Oscar Piastri (McLaren) venceu o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, 13.ª ronda das 24 previstas para esta temporada, e reforçou o comando do Mundial.
Numa corrida cujo início foi adiado em uma hora e 20 minutos, devido à chuva, Piastri gastou 01:25.22,601 horas para cumprir as 44 voltas, batendo o britânico Lando Norris (McLaren) por 3,415 segundos, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro, a 20,185.
O momento decisivo da prova belga, disputada no circuito de Spa-Francorchamps, aconteceu logo após o arranque, quando Piastri se colou ao companheiro de equipa, ainda com o piso molhado, e consumou a ultrapassagem, em Les Combes para não mais perder o comando e garantir a sexta vitória da temporada e 16 pontos de vantagem no Mundial de pilotos.
Tal como previsto, a chuva caiu durante a manhã levando mesmo ao cancelamento da corrida de Fórmula 3 em que participava o português Ivan Domingues.
Na Fórmula 1, os pilotos ainda saíram atrás do safety car para a volta de instalação da grelha de partida mas, dada a quantidade de água que saía dos pneus dos monolugares, o diretor da corrida, o português Rui Marques, deu ordem para a amostragem da bandeira vermelha, que interrompia o procedimento.
O neerlandês Max Verstappen (Red Bull), que se dá bem com a chuva e apostou numa afinação para piso molhado, era um dos que contestava a decisão, pois entendia que “era preciso dar voltas”. A decisão foi tomada por questões de segurança devido à perda de visibilidade devido ao spray saído dos monolugares. A chuva parou ao fim de 55 minutos e ainda foi preciso esperar mais 25 para que a pista secasse um pouco.
A prova foi retomada pelas 16h20 locais, mas com o pelotão a rodar quatro voltas atrás do safety car e com a partida a ser lançada (em vez de com os monolugares parados). Piastri aprendeu a lição dada por Verstappen na véspera, na corrida sprint, e aplicou a mesma manobra hoje a Lando Norris. Já o neerlandês, tetracampeão do mundo, pressionava Charles Leclerc ao máximo mas não conseguia consumar a ultrapassagem.
Quem não teve esse tipo de problemas foi o britânico Lewis Hamilton (Ferrari) que, largando do 18.º lugar após penalização por mudar de motor, recuperou 11 posições nas primeiras voltas, enquanto a pista se manteve molhada, subindo ao sétimo posto.
Quando o asfalto começou a secar, Piastri foi o primeiro a parar para montar pneus médios para piso seco. Lando Norris ainda se viu prejudicado por uma demora na montagem do pneu dianteiro esquerdo devido ao erro de um mecânico. O britânico arriscou em pneus duros na esperança de ter melhores borrachas no final da prova mas viria a cometer três erros na perseguição a Piastri que nunca o deixaram em posição de atacar o líder.
Com o asfalto seco, formaram-se autênticos comboios e as ultrapassagens diminuíram, com a corrida a perder interesse. “Sabia que a primeira volta era a melhor oportunidade que tinha para ganhar a corrida. Estava desiludido com o resultado de ontem, mas parece que largar do segundo lugar não é assim tão mau”, afirmou Piastri.
Com estes resultados, Piastri chegou aos 266 pontos, mais 16 do que Norris, que é segundo no campeonato. Max Verstappen é terceiro, com 185, já a 81 do primeiro lugar após a primeira metade do campeonato. Segue-se o Grande Prémio da Hungria, no próximo fim de semana, antes da paragem de verão.