Fase regular da Serie A em hóquei em patins fecha com o campeão Nuno Resende na frente. Reinaldo Ventura quer surpreender no play-off.
Corpo do artigo
Terminada a fase regular do campeonato italiano, todos os portugueses em ação na Serie A1 seguem para o play-off, que arranca a 7 de abril. Nuno Resende, Luís Querido e Gonçalo Pinto (Lodi), Reinaldo Ventura (Viareggio), Diogo Neves (Bassano) e Pedro Batista (Monza) preparam-se para os jogos decisivos, com destaque para Resende, o técnico campeão, e Reinaldo Ventura, o melhor marcador entre os lusos (é o oitavo na lista, com 31 golos).
"Já joguei play-offs no FC Porto e sei que tudo pode acontecer. O que conta é o momento. Por exemplo, na final a 8 da Taça de Itália, o Follonica não era favorito e ganhou às duas melhores equipas", refere Reinaldo Ventura, anotando: "O Lodi tem excelente equipa e condições para ser campeão. Para nós será muito difícil, mas vamos tentar. Se não for eu, que seja o Querido, que é um grande amigo."
Nuno Resende vai mais cauteloso. "Falhámos dois objetivos: Supertaça e Taça de Itália. Na Liga Europeia, o jogo em casa com o Liceo acabou por nos penalizar. Temos uma equipa jovem, mas com margem para crescer. No play-off, tudo é possível. Vamos procurar ter a maturidade necessária para atacar os momentos-chave, sendo que temos tido melhores resultados fora do que em casa [na segunda metade regista quatro empates e uma derrota]. Na nossa pista, às vezes ficamos intranquilos", refere o técnico do Lodi, que esta época tem dois portugueses na equipa - "Estou contente com o Luís e o Gonçalo, que ainda terão mais para dar" - a postos: "Vai ser uma guerra... no bom sentido, claro!" Se Resende está há três anos em Itália, com sucesso, Reinaldo, em época de estreia, ainda descobre o hóquei italiano: "É mais tático e tem de se defender mais. Aqui, quando se sofre um golo é mais difícil recuperar." Afirmando que "é cedo para fazer balanços", destaca a passagem pela Liga Europeia: "Entrar no grupo dos dois finalistas de 2017 e estar na luta até ao fim foi uma vitória, mostrámos que temos valor."
Tanto Resende como Reinaldo continuam atentos às equipas portuguesas. O primeiro defrontou esta época o Sporting, o segundo a Oliveirense, por isso, Resende realça: "No campeonato, Benfica, Sporting e FC Porto continuam firmes, é difícil avançar um prognóstico. Na Liga Europeia, infelizmente duas ficarão fora, mas há um lado positivo: Portugal sabe que terá duas equipas na final-four." Reinaldo considera: "O FC Porto tem uma equipa muito equilibrada, o Sporting uma grande capacidade de organização defensiva e o Benfica consegue desequilibrar a nível físico e técnico. Dizer quem vai ganhar é impossível. Na Liga Europeia, pelo menos duas equipas portuguesas estarão na final-four. Na Taça CERS, o Barcelos pode fazer o tri. Tem uma capacidade de luta incrível."