Os pais fugiram à ditadura de Ceaucescu e ela tornou-se a protegida de Kobe Bryant
Chama-se Sabrina Ionescu e chega à WNBA como primeira escolha do draft para as New York Liberty.
Corpo do artigo
Sabrina Ionescu, cuja carreira foi apadrinhada por Kobe, foi a escolha número 1 do draft da WNBA e vai jogar pelas New York Liberty. A jovem jogadora é já uma estrela, a sua escolha não foi surpreendente e foi muito aplaudida por todos, após uma cerimónia realizada de forma virtual com as jogadoras em casa e na qual não faltou a esperada homenagem a Gianna Bryant, filha de Kobe Bryant, Alyssa Altobelli e Payton Chester, vítimas mortais do acidente de helicóptero que também tirou a vida à lenda dos Lakers. As três jogadoras foram selecionadas de forma honorífica
"Sinto-me abençoada por estar neste lugar. É para isso que trabalho todos os dias", afirmou Sabrina Ionescu, de 22 anos e 1,80 metros, que brilhou na Universidade de Oregon. Ela é considerada uma das melhores jogadores da história da NCAA, depois de conseguir um registo de 26 triplos-duplos, algo inédito na competição, e foi ainda a única a somar dois mil pontos, mil ressaltos e mil assistências.
Ionescu nasceu nos Estados Unidos, mas a família é oriunda da Roménia, de onde o pai fugiu à ditadura de Ceaucescu, em 1989, deixando para trás a mãe e uma irmã mais velha. Só tês anos mais tarde, a família se pôde reunir na Califórnia. Em 1997, nasceram os gémeos Sabrina e Edward e cedo a pequena Ionescu mostrou uma paixão imensa pelo basquetebol e dotes que a fizeram jogar com adversárias três anos mais velhas e que captou a atenção de Kobe Bryant com quem desenvolveu uma grande amizade.
Sabrina foi superando obstáculos e mostrou determinação mesmo quando na sua escola não havia equipa feminina e o diretor a impediu de jogar na equipa masculina. Ela queria jogar, mas ele não quis perder tempo e disse-lhe para ir brincar com bonecas. Sabrina não desistiu e convenceu algumas raparigas a formarem um grupo e fez uma equipa.
Quando chegou á idade de entrar na Universidade, foram muitas as propostas e ela escolheu as Oregon Ducks. Na última época ela obteve uma média de 17,5 pontos9,1 assistências e 8,6 ressaltos.
11945503