Organização dos JO Paris'2024 e Polinésia Francesa oficializam surf em Teahuppo

epa09801871 US surfer Griffin Colapinto in action during his elimination round heat of the Meo Pro Portugal surfing event as part of the World Surf League (WSL) World Tour at Supertubos beach in Peniche, Portugal, 04 March 2022. EPA/JOSE SENA GOULAO
EPA
Os acordos assinados, que preveem a realização das competições na zona de Teahuppo, famosa pelas suas ondas tubulares, contemplam as áreas de infraestruturas, segurança e passagem da chama olímpica pelo território dependente de França
Corpo do artigo
O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris'2024 e a Polinésia Francesa formalizaram hoje os acordos para que o território acolha as competições de surf dos Jogos, que se realizam dentro de dois anos.
Os acordos assinados, que preveem a realização das competições na zona de Teahuppo, famosa pelas suas ondas tubulares, contemplam as áreas de infraestruturas, segurança e passagem da chama olímpica pelo território dependente de França.
15096484
"Vamos fazer um evento que esteja à altura das expectativas", afirmou Edouard Fritch, presidente da Polinésia Francesa, garantindo que a população, que tem manifestado alguns receios com o impacto do evento, está preparada.
"Somos uma pequena ilha perdida no Pacífico, que vai sediar os Jogos Olímpicos. É extraordinário. Tivemos de convencer a população, foi isso que fizemos. Todos os olhos estarão postos em nós", referiu.
15096329
Tony Estanguet, presidente do comité Paris'2024, que chefia a delegação que se encontra na Polinésia Francesa mostrou-se bastante satisfeito com a formalização dos acordos e afirmou: "O atleta que for campeão olímpico vencerá numa onda mítica".
O surf integrou pela primeira vez o programa olímpico nos Jogos Tóquio'2020, que se realizaram em 2021 devido à pandemia de covid-19.
