Prova deveria ser disputada de 10 a 14 de junho.
Corpo do artigo
O Grande Prémio Abimota, cuja 41.ª edição deveria ser disputada entre 10 e 14 de junho, foi cancelado devido à pandemia da covid-19, anunciou esta terça-feira a organização.
Em comunicado, a organização do GP Abimota refere que, "depois de uma análise profunda e na sequência da manutenção da suspensão das provas do calendário velocipédico nacional, até 31 de maio, pela Federação Portuguesa de Ciclismo", decidiu suspender a realização da corrida na data para que estava programada.
"Entende a organização da prova que a data prevista está muito próxima da data limite de quarentena atualmente em vigor e uma prova com a dimensão do 41.º Grande Prémio Abimota, que, a partir de Lisboa, percorreria grande parte da Região Centro, poderia trazer riscos que, de forma alguma, entende serem de assumir, quando o que se solicita a todos é contenção e isolamento social", pode ler-se na nota enviada à comunicação social.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Deixando uma palavra de agradecimento "a todas as autarquias e patrocinadores que se tinham já associado ao evento", os organizadores terminam o comunicado desejando "que todos possam passar esta fase rapidamente e com boa saúde", e que a corrida possa regressar "num futuro próximo" para a sua 41.ª edição.
Na sexta-feira, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) prolongou a suspensão do calendário velocipédico nacional até 31 de maio, seguindo as diretrizes da União Ciclista Internacional, que estabeleceu uma paragem competitiva, pelo menos, até 1 de junho.
As provas abrangidas por esta suspensão são a Clássica Aldeias do Xisto (5 abril), o Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela (17 a 19 de abril), a Volta a Albergaria (17 de maio), o Memorial Bruno Neves (24 de maio) e o Grande Prémio O Jogo (28 a 31 de maio).