Solberg venceu três das quatro especiais da manhã e uma outra durante a tarde
Corpo do artigo
O piloto sueco Oliver Solberg (Toyota Yaris) aumentou este sábado a liderança no Rali da Estónia, oitava prova do Campeonato do Mundo (WRC), na estreia com o construtor japonês.
Filho do antigo campeão mundial de 2003, Petter Solberg, Oliver começou o dia com 12,4 segundos de vantagem sobre a concorrência, mas chegou à assistência com 21,1 segundos de avanço para o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) e 25,1 sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que é terceiro.
Solberg venceu três das quatro especiais da manhã e uma outra durante a tarde, na sua prova de estreia com o Toyota Yaris Rally 1, ele que habitualmente disputa o WRC2, a segunda categoria do campeonato do mundo.
“Foi um dia absolutamente incrível", disse Solberg.
O piloto de 23 anos admite ter tido "um ritmo realmente consistente, sem erros, apenas a tentar manter tudo limpo”. “Não era o plano aumentar a vantagem, mas olha, é fantástico. Estou apenas a fazer o meu trabalho, a tentar fazer cada especial o melhor possível e da forma mais limpa possível, sem erros — e hoje não houve erros. Eles estão a pressionar muito atrás, e eu sinto isso — está tudo muito renhido", frisou.
Após três anos sem pilotar um Rally 1, desde que deixou a Hyundai no final de 2022, Solberg está a dar uma autêntica tareia aos pilotos habituais da categoria principal.
Ott Tänak, que joga em casa, mostrou-se desalentado com a incapacidade de dar luta a Solberg.
“Sei que a nossa luta com o Thierry [Neuville] se tornou muito desconfortável para a equipa algumas vezes ao longo do dia de hoje, mas também fizemos questão de conseguir chegar. O Oliver está a fazer um rali à parte, pelo que temos de nos concentrar na nossa luta”, disse.
O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) continua a debater-se nos pisos de terra como tem sido hábito esta temporada e fechou o dia na quarta posição, a 51,6 de Solberg.
O britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), líder do campeonato à partida desta ronda, é apenas o sétimo, atrás ainda do francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) e do japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris).
No domingo, disputam-se os últimos 60 quilómetros cronometrados, divididos por três especiais.