Regresso da equipa de Oliveira de Azeméis aos títulos
Corpo do artigo
A Oliveirense conquistou este domingo a Taça Hugo dos Santos pelo segundo ano consecutivo, depois de bater, na final, o Benfica, por 83-81, numa partida realizada em Sines.
Anthony Ireland ainda teve nas mãos a hipótese de forçar o prolongamento, mas acabou desarmado por Marc-Eddy Norelia, provocando a festa da formação de Oliveira de Azeméis.
Num fim de semana de emoções fortes - de véspera os dois jogos das meias-finais tiveram dois prolongamentos cada -, os comandados de Norberto Alves estiveram praticamente sempre na frente do marcador. Na primeira parte, fugiram graças aos triplos de Duda Sanadze e, ao intervalo, tinham 10 pontos de vantagem (45-35).
A vantagem chegou a ser de 15 pontos, mas os encarnados, mesmo sem Betinho Gomes, deram luta até ao fim, na esperança de uma reviravolta como a do jogo do dia anterior, em que recuperaram de 17 pontos ao FC Porto.
Na reta final, os pontos de Barbosa ajudaram a Oliveirense a manter-se na dianteira, havendo uma dose de capacidade de sofrimento à mistura, quando as águias ficaram a um ponto do rival por iniciativa de Arnette Hallman (80-79). Mais tarde, Norelia afundou e ainda desarmou Ireland, confirmando mais novo troféu para a bicampeã.
Shonn Miller (10 pontos e oito ressaltos) e Corey Sanders (15 pontos e cinco assistências) foram os mais valiosos dos vencedores, enquanto, no Benfica, sobressaiu Eric Coleman (20 pontos e oito ressaltos).