Oito portugueses buscam apuramentos e recordes nos Mundiais de piscina curta
Grupo de nadadores (cinco masculinos e três femininos) entram em ação entre 16 e 21 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos
Corpo do artigo
Portugal vai estar representado por oito nadadores nos Mundiais em piscina curta, que decorrem em Abu Dhabi, com os objetivos de ultrapassar as eliminatórias e conseguir melhorar marcas, assumiu o diretor desportivo da federação da modalidade.
"As expectativas andam sempre pela possibilidade de passar à fase seguinte, nas provas que têm meias-finais, o objetivo é chegar lá, nas que não têm, é conseguir ir à final", disse José Machado, em declarações à agência Lusa.
O diretor desportivo da Federação Portuguesa de Natação (FPN) explicou que o organismo fez "uma aposta" nos Mundiais, que decorrem entre 16 e 21 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos, em relação aos Europeus, também em piscina curta, que decorreram em novembro, em Kazan, e nos quais Portugal teve apenas dois nadadores.
José Machado assume a expectativa de boas prestações nos Mundiais, lembrando que o "mínimo de qualificação correspondia ao 16.º melhor tempo mundial" das respetivas distâncias.
"Apesar de estas competições serem sempre uma incógnita, partimos sempre com a esperança de que estas provas sejam um momento de transição", disse o responsável técnico, admitindo que "muitos dos atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020 não deverão estar presente".
José Machado reconhece que a competição, na qual Portugal vai estar representado na competição por oito nadadores - cinco masculinos e três femininos - vai ser "naturalmente afetada" pelo atual contexto de pandemia de covid-19.
"As provas vão decorrer num sistema de "bolha" e, por isso, decidimos que os atletas regressarão a Portugal logo que terminem as suas provas, e não apenas no final da competição", referiu.
Em Abu Dhabi, aos nadadores portugueses Alexis Santos, José Paulo Lopes, Francisco Santos, Diana Durães e Catarina Monteiro - que marcaram presença nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 - juntam-se na representação lusa Fernando Silva, Miguel Nascimento e Victoria Kaminskaya.
José Machado admitiu a existência de alguma incerteza em relação ao contrato-programa de preparação para os Jogos Olímpicos Paris'2024, mas mostrou-se convicto de que tudo será resolvido "dentro dos prazos".
O responsável da FPN lembrou que, devido ao adiamento de competições, em consequência da pandemia de covid-19, o ano de 2022 será recheado de provas, com campeonatos mundiais, em maio, e europeus, em agosto.
- Programa dos portugueses:
- Quinta-feira, 16 dez:
Francisco Santos, 100 m costas
José Paulo Lopes, 400 m livres
- Sexta-feira, 17 dez:
Catarina Monteiro, 200 m mariposa
Diana Durães, 800 m livres
Fernando Silva, 100 m mariposa
- Sábado, 18 dez:
Alexis Santos, 50 m costas e 100 m estilos.
Miguel Nascimento, 50 m livres.
- Domingo, 19 dez:
Diana Durães, 400 m livres.
Fernando Silva, 50 m mariposa.
- Segunda-feira, 20 dez:
José Paulo Lopes, 1.500 m livres e 400 m estilos.
Miguel Nascimento, 100 m livres.
- Terça-feira, 21 dez:
Victoria Kaminskaya, 200m bruços.
Francisco Santos, 200 m costas.