OE2025: Confederação do Desporto inicia com o Chega ronda de reuniões com partidos
De forma a apresentar as conclusões de uma reflexão alargada sobre o setor e seu financiamento
Corpo do artigo
A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) inicia esta quarta-feira com o Chega uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar, para apresentar as conclusões de uma reflexão alargada sobre o setor e seu financiamento.
Depois de, no início do mês, ter apresentado o estudo O Valor do Desporto Português, o seu Financiamento (1996-2024) e o seu Futuro, a CDP promoveu uma cimeira dos presidentes das federações, em 21 de outubro, para refletir sobre o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).
Agora, refere em comunicado, “irá reunir-se com os vários partidos políticos para apresentar as conclusões desta reflexão alargada sobre o setor e para sensibilizar os partidos para as necessidades de financiamento do desporto”.
O primeiro encontro realiza-se esta quarta-feira com o partido Chega, que receberá uma comitiva da CDP composta pelo seu presidente, Daniel Monteiro, e secretário-geral, Carlos Dias Ferreira, na Assembleia da República (AR).
Para as próximas semanas estão também já agendados encontros com a Iniciativa Liberal (IL) e com o Partido Comunista Português (PCP), ambos no dia 4 de novembro, e com o Partido Socialista (PD), no próximo dia 11 de novembro.
A CDP pretende “sensibilizar os partidos e colaborar com os decisores políticos para assegurar que o OE2025 contemple as necessidades financeiras do setor, permitindo a criação de um enquadramento orçamental que potencie o desenvolvimento do desporto, o fortalecimento das suas infraestruturas e a promoção da prática desportiva em todas as faixas etárias”.
O organismo reafirma o seu “compromisso com a valorização e a sustentabilidade do desporto português e acredita que a colaboração entre os diferentes setores e forças políticas é fundamental para garantir que continue a ser um motor de inclusão, saúde, educação e desenvolvimento social em Portugal”.
Em 11 de outubro, o Governo corrigiu os valores da despesa prevista no Orçamento do Estado para 2025 no setor do desporto para 54,5 milhões de euros (M€), depois de ter anunciado 42,5 M€ na proposta entregue na véspera na Assembleia da República.