EM FOCO >> Benfica-Sporting. Os 16 casos de confrontos em oito anos, que incluem um morto, justificam as preocupações antes de novo dérbi no hóquei
Corpo do artigo
Foi mesmo no final do dérbi de hóquei em patins, com o Benfica a ganhar por 3-2, que Henrique Magalhães, André Girão e Toni Pérez, do Sporting, e Pablo Alvaréz, Poka e Lucas Ordoñez, do Benfica, se envolveram em confrontos na Luz, obrigando à intervenção da polícia e do presidente encarnado, Rui Costa, para acalmar os ânimos. No exterior registou-se outro confronto entre adeptos e este não foi um caso isolado. Em abril e maio também existiram problemas nos dérbis de andebol e futsal, provando que o ambiente crispado, e muitas vezes de confronto físico, tem ganho maiores proporções nas modalidades de pavilhão. Como sempre acontece depois de uma situação extrema como a do passado sábado, há preocupações dos dois lados, até porque as equipas se encontram de novo esta noite (20h00, Sporting TV), em Alvalade, e de novo na sexta-feira, na Luz (17h00, BTV).
A rivalidade entre Benfica e Sporting já vem de 1907 e as confusões também são antigas. Em 1939, o Benfica foi campeão de Lisboa, mas, rezam as crónicas, o árbitro deixou o campo sob uma chuva de almofadas, depois de ter anulado um golo ao leão Peyroteo. O caso mais grave foi em 1996, quando um very light atirado pela claque do Benfica atravessou o Jamor e atingiu mortalmente Rui Mendes, adepto leonino. Mas nos últimos anos a frequência dos problemas tem aumentado.
Há apelos ao bom comportamento depois de as agressões na Luz, entre os jogadores de hóquei em patins, terem recordado que o clima tenso entre os dois "grandes" é ainda mais explosivo nos pavilhões.
O problema no dérbi de hóquei em patins é, pelo menos, o 16.º desde 2015, o que revela uma preocupante média de dois casos por ano - e um durante o distanciamento social da pandemia! - e com confusões de todo o tipo: agressões entre jogadores, de adeptos a jogadores, entre claques, tanto em jogos como em plena rua e até um recente caso de racismo e outro de ataque a andebolistas da formação de outro clube que viviam o momento feliz de ir assistir a um dérbi...
Os confrontos do passado sábado foram considerados "demasiado graves" pelo Benfica, que fez acusações sérias - "A impunidade prevalece há demasiado tempo para alguns agentes nesta modalidade", escreveram os encarnados -, mas ontem o clube já fazia "votos para que não se repitam as cenas lamentáveis da última partida". Do Sporting, e se o treinador Paulo Freitas considerou ter existido "um descontrolo emocional", não se pronunciando sobre os confrontos, nem existindo uma reação oficial do clube, foram os jogadores a revelar-se preocupados e sobretudo o único expulso, Henrique Magalhães, que disse não se rever "minimamente neste tipo de atitude".
Diferente foi a atitude da Federação Portuguesa de Patinagem. O seu presidente, Luís Sénica, lembrou-nos ontem o comunicado emitido, no qual se lê que "a exacerbação negativa que o desporto vive em Portugal obriga a uma premente reflexão". O caso não é para menos, e em especial no hóquei em patins, que juntamente com o futsal passou a liderar a lista de confusões entre os dois grandes de Lisboa.
Dérbi de hóquei em patins teve agressões entre jogadores no final e entre adeptos no exterior, obrigando a intervenção policial. Houve quatro detidos
Cronologia
>> 24 maio 2015
Agressões entre jogadores de hóquei em patins, no intervalo da final da Taça de Portugal, que o Benfica conquistaria ao vencer por 3-0. As forças policiais tiveram de intervir e foram expulsos Tiago Losna (Sporting) e Pedro Henriques (Benfica).
>> 15 Abril 2017
Saraiva acusa os No Name de imitarem som do very light durante os dérbis de futsal e de andebol, na Luz. O Benfica também condenou o comportamento de "um grupo de adeptos".
>> 22 abril 2017
Marco Ficini, de 41 anos e adepto da Fiorentina, estava em Lisboa, com uma dezena de adeptos da equipa italiana, para apoiar o Sporting no jogo de futebol com o Benfica. Foi atropelado mortalmente durante a madrugada, num confronto entre adeptos dos dois "grandes". Luís Pina, ligado aos No Name Boys, foi condenado a quatro anos de prisão, por homicídio por negligência grosseira.
>> 6 Janeiro 2018
Pedro Gil é provocado por Carlos Nicolía no final do jogo de hóquei em patins (3-3) e responde com uma cabeçada. O espanhol do Sporting foi suspenso 28 dias, o argentino do Benfica advertido. O desentendimento estendeu-se aos jogadores das duas equipas e às bancadas, obrigando a polícia a intervir.
>> 22 março 2018
A PSP deteve um adepto do Benfica, por ameaças, injúrias, coação e resistência à autoridade no Campus da Justiça, em Lisboa, durante o julgamento do atropelamento mortal de Marco Ficini. As autoridades acreditavam que estavam a ser preparados confrontos entre as claques. No julgamento havia dez arguidos ligados aos No Name Boys e 12 à Juventude Leonina.
>> 18 Novembro 2018
A PSP impediu a entrada de 37 adeptos do Benfica no jogo de futsal da Liga dos Campeões em Alvalade, por estarem equipados com luvas e proteção para os dentes. Transportados para a esquadra de Telheiras, um deles ficaria detido. Não houve incidentes no jogo, que apurou o Sporting para a final four (1-1).
>> 9 Junho 2019
Miguel Albuquerque acusa adeptos do Benfica de tentativas de agressão a jogadores do futsal do Sporting. Os encarnados negaram-no e pediram uma punição para o diretor das modalidades leoninas, mas os jogadores comunicaram depois que "as agressões existiram" e apresentaram queixa na PSP e na FPF.
>> 17 Maio 2020
Três adeptos do Sporting ficaram feridos, e dois foram hospitalizados, depois de agressões por um grupo de dez a 15 elementos, alegadamente pertencentes a uma claque do Benfica, durante a madrugada. O confronto deu-se perto do Estádio de Alvalade. Nas semanas anteriores, e em pleno confinamento, tinham sido vandalizados o mural das glórias do Benfica, na Luz, e as Casas do Benfica da Charneca da Caparica e de Almada, com pinturas verdes.
22 Maio 2021
Ana Capeta, jogadora do Sporting, foi expulsa no jogo que valeu o título nacional de futebol feminino ao Benfica e, ao abandonar o relvado, fez um pirete para o banco das encarnadas. Seria punida com três jogos de suspensão.
>> 3 Maio 2021
Elementos dos Diabos Vermelhos atacam, em dois automóveis e uma moto, os da Torcida Verde que em Alvalade preparavam as faixas de uma coreografia em homenagem às vítimas da covid-19. Os sportinguistas responderam atirando pedras, mas dois tiveram de receber tratamento hospitalar na sequência da tentativa de atropelamento.
>> 12 Setembro 2021
O jogo de atribuição do quinto lugar da Elite Cup de hóquei em patins, que o Sporting ganhou por 5-3, em Tomar, parou devido a confrontos entre Carlos Nícolia e Ferrant Font, que se estenderam a todos os jogadores. Os guarda-redes Pedro Henriques e André Girão seriam expulsos e castigados com dois jogos de suspensão.
>> 21 Novembro 2021
O Sporting ganha o dérbi de futsal por 5-2, mas o Benfica acusou os adeptos de Alvalade de partirem um vidro por trás do seu banco de suplentes, ferindo um dos jogadores, numa "noite de Vale Tudo". Os leões responderam que o sucedido se deveu aos festejos de um golo e acusaram um jogador encarnado, Jacaré, de "incendiar as bancadas".
>> 9 Abril 2022
Tiago Dantas, jogador do Tondela por empréstimo do Benfica, agarra os genitais diante da bancada dos adeptos do Sporting, ao festejar o golo do 1-3. O gesto obsceno custou-lhe um jogo de castigo.
>> 24 Abril 2022
O Benfica protestou o jogo de andebol que empatou em Alvalade (32-32), por o Sporting se ter colocado em vantagem (31-30) num momento em que os seguranças estavam dentro do recinto de jogo, tentando recolocar a rede puxada pelos adeptos do Sporting.
No dia seguinte, a União Juventude de Alverca denunciou a agressão aos seus jovens andebolistas da formação, à saída do pavilhão, por elementos das claques do Sporting. Um deles teve de ser tratado no hospital.
>> 21 maio 2022
Nilson, jogador de futsal do Benfica, denunciou no Instagram ter sido alvo de "um insulto racista por parte de um colega de profissão", durante o jogo da Taça de Portugal com o Sporting. O Benfica disse ir apoiar o jogador, com o gabinete jurídico a levar o caso à FPF e à justiça civil.
>> 4 de junho
Jogadores de Benfica e Sporting agridem-se no final do dérbi das meias-finais do campeonato de hóquei em patins, que os encarnados venceram (3-2). Só o leão Henrique Magalhães foi expulso, havendo cartões azuis para Pablo Alvaréz e Poka (Benfica), André Girão e Toni Pérez (Sporting) e uma advertência verbal para Lucas Ordoñez (Benfica).