Exposição que assinala o aniversário de O JOGO vai estar na Torre Lidador, na Maia, até ao dia 21 de março. O JOGO nasceu a 22 de fevereiro de 1985. Completa hoje o quadragésimo aniversário, que começou ontem a ser celebrado, na Maia, contando com a presença de várias figuras, do desporto e não só.
Corpo do artigo
O jornal O JOGO comemora quatro décadas de existência com uma exposição de 40 primeiras páginas que marcaram a história do desporto em Portugal, inaugurada ontem na Torre Lidador, na Maia. Nesta viagem no tempo, a Checoslováquia ainda existia assim, unida, a Alemanha, dividida em duas, tinha uma República Federal e as transferências de jogadores eram feitas em escudos. Ou milhões de contos, como se lê nalgumas das capas expostas.
A primeira, de 22 de fevereiro de 1985, dava destaque a uma vaia à Seleção Nacional na caminhada para o Mundial do México e o Benfica anunciava o regresso de John Mortimore ao comando técnico para a época 1986/87, dias antes de Artur Jorge ser confirmado como treinador do FC Porto. A exposição coloca lado a lado algumas das conquistas de águias, leões e dragões, além do histórico campeonato do Boavista; as mortes de Pinto da Costa, Maradona e Pelé; a vitória da Seleção no Euro’2016 e a derrota no Europeu de 2004 frente à Grécia, apesar de, antes, Ricardo ter sido herói ao defender um penálti, do inglês Vassell, sem luvas. Estão também lá as medalhas de ouro, prata e bronze de várias modalidades: atletismo, ciclismo, canoagem ou natação.
O evento contou com as presenças de Carlos Queiroz, convidado especial da primeira conversa e figura destacada numa capa de 1989, ano em que Portugal se sagrou campeão mundal sub-20, na Arábia Saudita; do atual, Nuno Vieira, e de antigos diretores do jornal, Manuel Tavares, Vítor Santos, que dirige atualmente o JN, e Jorge Maia; Domingos de Andrade, administrador da Notícias Ilimitadas (NI) e os acionistas Jorge Ribeiro, Samuel Farinha, Ana Casas e Luís Teixeira; o autarca da Maia, António Silva Tiago, Catarina Araújo, vereadora do Desporto da Câmara do Porto e Carlos Abreu Amorim, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, que, em representação do Ministro dos Assuntos Parlamentares, garantiu um Governo “empenhado em enfrentar a crise da comunicação social”. “Sou leitor de O JOGO desde o primeiro número. É um jornal que faz parte da minha vida e que mostra a qualidade da Imprensa desportiva. O que vemos aqui não são só 40 capas de memórias, mas 40 anos de desporto português. E daqui a 40 anos, quando já estiver fora de funções, espero estar a comemorar os 80 anos de O JOGO”, afirmou.
Do semanário à forte presença no digital
Domingos de Andrade também recordou o passado, mas tem os olhos postos no futuro, destacando “o rigor, a transparência e a transversalidade” de um diário que, mesmo sediado no Norte, “vai do Minho ao Algarve”. “A Notícias Ilimitadas entrou nesta atividade por acreditar no papel estruturante da informação e no futuro dos nossos títulos. Parabéns a O JOGO e a todos os que o fazem, parabéns aos leitores que confiam diariamente nesta equipa”, sublinhou o administrador.
Nuno Vieira seguiu-lhe o discurso, destacando o “empenho e máximo rigor” dos profissionais que fizeram e fazem o primeiro diário desportivo em Portugal, e que foi também pioneiro a criar um site e iniciar uma presença no digital. “Escolher estas capas não foi fácil: começámos com 230, depois selecionámos 70, 50 e, por último, 40, porque era esse o nosso compromisso. Escolhemos momentos extraordinários individuais e coletivos e alguns tristes, porque nem toda a história do desporto foram rosas. Por isso, lembramos também as perdas de Maradona e Pelé. Construímos belas páginas que enaltecem os nossos grandes campeões”, apontou.
Conversas semanais lado a lado com campeões
As comemorações do aniversário continuam com ciclos de duas conversas semanais abertas ao público na Torre Lidador, tendo como convidados figuras de várias modalidades, caso dos andebolistas do FC Porto Rui Silva e Victor Iturriza, ou os canoístas olímpicos Fernando Pimenta e Teresa Portela. Fernanda Ribeiro, vencedora dos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, o ciclista Iúri Leitão, também campeão olímpico, ou o treinador campeão pelo Boavista, Jaime Pacheco, são outras presenças confirmadas.