"O desporto tem uma face, tudo o resto não é propriamente desporto", diz ministro
Tiago Brandão Rodrigues pronunciou-se sobre as incidências da Taça da Liga e deixou uma mensagem nas vésperas do dérbi Sporting-Benfica
Corpo do artigo
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, considerou esta quarta-feira que "em Portugal não há duas faces do desporto", a propósito do fim de semana de polémica em torno da Taça da Liga por oposição ao ambiente vivido na Gala da Confederação de Desporto de Portugal, que decorre no Casino Estoril.
"Não acredito que o Portugal viva duas faces do desporto. O desporto tem uma face de fair-play, competitividade saudável, e competitividade que acreditamos ser importante como valor, uma face do saber ganhar e perder. Todos os desportos têm os seus valores e é isso que importa. O desporto tem uma face, tudo o resto não é propriamente desporto, mas é algo que acontece em todos os aspetos na sociedade", disse o governante à margem da cerimónia.
Sobre se existiram excessos nos comentários dos dirigentes no decorrer da final four em Braga, Brandão Rodrigues afirmou: "Todos sabemos que na alta competição a exigência é muito grande, como em outras áreas, por vezes chegamos a limites e esses limites fazem com que se cometa excessos. Excessos que os próprios dizem que não deviam ter feito."
Por fim, deixou uma mensagem nas vésperas do dérbi entre Sporting e Benfica: "Em qualquer semana de desporto em Portugal, as pessoas que gostam de desporto fruam com esse desporto, mas que também no futebol tenhamos a possibilidade de fruir do futebol e do desporto para termos exemplo como tivemos nesta gala."