"O Corentin é um jogador muito traiçoeiro. Tem todas as pancadas e corre bem"
US Open: Berrettini e Ruud seguem em frente e encontram-se nos quartos de final
Corpo do artigo
Matteo Berrettini confirmou o regresso aos quartos de final do Open dos Estados Unidos, em Flushing Meadows, e vai defrontar o norueguês Casper Ruud, estreante entre os oito finalistas do último major do ano.
O italiano chegou às meias-finais Grand Slam norte-americano em 2019 e aos "quartos" em 2021, tendo travado hoje uma dura e longa batalha com o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, mas acabou por levar a melhor em cinco "sets", pelos parciais de 3-6, 7-6 (7-2), 6-3, 4-6 e 6-2, ao fim de três horas e 46 minutos.
"Estou mesmo orgulhoso, porque não comecei o encontro como queria. Estava a perder um set a zero e tinha um break abaixo e encontrei a energia que precisava. Devo dizer que estava um bocadinho cansado no quarto [set] e ele estava a jogar um ténis inacreditável. Perdi esse set e pensei: "ok, agora tenho de dar tudo", explicou em court Berrettini, 14.º colocado no "ranking" ATP.
Tornando-se no primeiro tenista apurado para os quartos de final, o jogador natural de Roma, de 26 anos, ficou a aguardar pelo desafio entre o lucky loser francês Corentin Moutet (112.º) e Casper Ruud, número sete mundial, que acabou por ser favorável ao norueguês em quatro partidas, por 6-1, 6-2, 6-7 (4-7) e 6-0, ao cabo de três horas e 20 minutos.
Graças ao triunfo, Ruud, vice-campeão de Roland Garros, vai estrear-se nos quartos de final em Nova Iorque, mantendo intactas as chances de terminar o US Open na liderança do ranking mundial, numa corrida disputada com o russo Daniil Medvedev e os espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz.
"O Corentin é um jogador muito "traiçoeiro". Tem todas as pancadas e corre bem. Consegue fazer pancadas inesperadas. Tive de me manter concentrado e em forma e estava a jogar muito bem quando sofri o "break" no terceiro "set", o que foi frustrante. Ele elevou um pouco o nível, mas eu consegui quebrá-lo no quarto "set" e felizmente servi bem. Não mudei grande coisa, mas fiquei em condições de comandar mais o encontro", comentou o escandinavo.
Ruud já conquistou três títulos ATP 250 esta temporada, Buenos Aires, Genebra e Gstaad, e detém agora um registo de 42 vitórias e 15 derrotas esta época, após a sua estreia de hoje no Arthur Ashe Stadium.
No quadro feminino, a jovem norte-americana Coco Gauff, de 18 anos, continua a "brilhar" em Flushing Meadows, onde, a encerrar a sessão diurna, carimbou a estreia nos quartos de final com um triunfo frente à chinesa Shuai Zhang, de 33 anos, em "sets" diretos, por 7-5 e 7-5.
O próximo desafio da número 12 do mundo será com a francesa Caroline Garcia (17.ª WTA), que somou a sua 12.ª vitória consecutiva, após o título conquistado em Cincinnati, diante da anfitriã Alison Riske (29.ª), com o resultado de 6-4 e 6-1, para marcar presença na fase seguinte da prova pela segunda vez no "Grand Slam".