Nuno Teixeira destaca-se na Seleção Nacional por ser o mais alto e também porque tem um percurso invulgar no desporto de alta competição.
Corpo do artigo
Chama-se Nuno Teixeira, é natural de Arco de Baúlhe - "fica perto de Celorico de Basto, a terra do presidente Marcelo", refere - e tem 20 anos, não sendo isso que o distingue, mas os 2,11 metros que tem, uma altura raríssima em Portugal. Mesmo no desporto, apenas Neemias Queta - nascido em Portugal, mas com origens africanas - se lhe compara, com os mesmos 2,11 metros.
"Nunca tinha praticado nenhum desporto. Era um desafio, mas tentei aproveitar a oportunidade"
"A descoberta do Nuno foi praticamente um acaso, numa formação que fomos dar na ESE [Escola Superior de Educação], onde o Nuno era aluno e o professor Rui Pinto, em tom de brincadeira, disse-me que tinha um jogador para mim, que era enorme, embora ainda magrinho", recordou Hugo Silva, continuando: "Na altura, ele tinha 18 anos, mas interessava, claro. Íamos ver como, se calhar numa seleção jovem que tínhamos a trabalhar no Carolina [Escola Secundária no Porto] o ano todo. Uma vez apanhei o Nuno e, não acreditando que ele aceitasse, desafiei-o."
"Eu nunca tinha praticado nenhum desporto. Era um desafio, mas tentei aproveitar as oportunidades que me foram dadas e evoluir com os melhores daquela idade. De voleibol eu sabia apenas o básico, aquilo que se aprende na escola. Gostava de ter praticado desporto, sempre gostei de jogar futebol, mas nunca tive muito jeito, mas também sou de um sítio onde não havia muitas oportunidades e eu próprio acabei por nunca as procurar. Quando surgiu o voleibol aceitei logo. Levei e estou a levar a sério para chegar o mais longe que der", contou Nuno.
11050387
"O Nuno não tinha vivência desportiva, quando o abordei, ele disse-me, da forma envergonhada como ele é, que nunca tinha praticado nada, mas disse logo que ia. Ele próprio, pelos meios dele, arranjou forma de ir nos dias em que a seleção estava a treinar", referiu o técnico, rematando: "Ele não sabia fazer um passe... Fui acompanhando o Nuno no início, depois ele ficou mais ligado aos treinadores que estavam lá e fez todo este processo."
Uma altura rara mas preciosa
"O Nuno, que tomou a opção de ir jogar para o Viana, evoluiu bastante, ao ponto de o chamarmos. Ainda está numa fase prematura, mas o que ele tem, poucos em Portugal têm. Temos apenas os irmãos Alexandre e Marco Ferreira, com 2,00 e 2,02 metros", lembra Hugo Silva, que, depois de uma pré-convocatória, em 2018, o chamou para esta Liga das Nações. "O meu pai tem 1,90 e a minha mãe acima de 1,80. Não há ninguém com mais de dois metros na família a não ser eu", diz Nuno. "Para a média portuguesa é considerável. O Nuno sai aos pais", afirma o técnico.
11050291
"O Nuno vai calar as pessoas"
"Fui criticado por ter trazido o Nuno e ter deixado outros centrais fora, só que atletas com a altura do Nuno, e não só isso, mas também a humildade e a força de vontade dele, não há. Abdiquei de um atleta formado e trazer o Nuno porque onde ele pode chegar dificilmente outro poderia. O Nuno vai calar essas pessoas", refere o técnico, realçando: "Quando se lhe pede para fazer cinco, ele faz dez, quando o treino acaba ele quer ficar mais meia hora." Já Nuno afiança: "Quero chegar o mais longe possível. Mas não é só dizer, quero fazer mesmo."