"Foi muito bom fechar a eliminatória ontem [sábado] e foi muito bom a seriedade, humildade com que eles jogaram este domingo. Estiveram muitíssimo bem, deram o máximo, os adversários também. Valorizaram muito este dia. Eles jogaram muito bem e é bom ganhar 5-0", comentou o capitão da equipa portuguesa.
Corpo do artigo
O capitão de Portugal, Nuno Marques, elogiou este domingo a prestação da seleção nacional no 'play-off' do Grupo I da Taça Davis, destacando a seriedade com que os seus tenistas encararam o embate com a Eslovénia.
"Foi muito bom fechar a eliminatória ontem [sábado] e foi muito bom a seriedade, humildade com que eles jogaram este domingo. Estiveram muitíssimo bem, deram o máximo, os adversários também. Valorizaram muito este dia. Eles jogaram muito bem e é bom ganhar 5-0", disse, referindo-se a Pedro Sousa e João Domingues, que fizeram o 5-0 para Portugal.
Nuno Marques mostrou-se confiante na sua equipa para a próxima temporada, na qual Portugal vai permanecer no Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis.
Questionado sobre se vai falar com os seus jogadores sobre a disponibilidade das suas agendas para 2017, Nuno Marques afiançou que parte do princípio que estes estão sempre disponíveis.
"Noventa por cento das vezes estão disponíveis e querem jogar pela seleção. Agora, cada um segue a sua vida. O canal está completamente aberto entre nós", explicou, indicando que tenta estar sempre a par dos torneios onde estão os tenistas portugueses, mas que tenta "não forçar muito" a comunicação.
O selecionador nacional deixou ainda críticas à comunicação social, considerando que o ténis não é reconhecido como o desporto de eleição que é.
"O ténis não é reconhecido como o desporto que é, com a seleção que temos, com os resultados incríveis que eles andam a fazer. É pena quando um jogador que está permanentemente a jogar no court central de um Grand Slam é banalizado. Tenho pena disso. Todos devemos lutar para que o ténis seja devidamente reconhecido. Temos uma seleção muito forte, se calhar nunca tivemos uma seleção tão forte", sublinhou.
Sentado ao lado do 'capitão', João Sousa admitiu que foi bom ver os seus companheiros acabar uma boa tarefa.
"Ganhar por 5-0 é sempre bom", acrescentou, sendo corroborado por Gastão Elias: "Foi um dia mais tranquilo, porque já estava tudo decidido. Desfrutámos do jogo deles, jogaram bem, sólido".
Pedro Sousa e João Domingues, os protagonistas da jornada, enalteceram o orgulho que foi representar Portugal.
"Tanto eu como o João fizemos um bom jogo e ganhámos. Cada vez que entramos para jogar a Taça Davis é uma responsabilidade acrescida", disse Sousa, enquanto João Domingues assumiu que estar na equipa nacional é um motivo de satisfação, seja no banco ou a jogar.