Nuno Dias lembra: "No João Rocha, o Quinta dos Lombos foi a única equipa..."
Treinadores finalistas da Taça da Liga de futsal assumem favoritismo do Sporting
Corpo do artigo
Os treinadores do Sporting e da Quinta dos Lombos assumiram este sábado que os leões são favoritos a revalidar a conquista da Taça da Liga masculina de futsal, no domingo, embora a equipa de Carcavelos queira surpreender.
Recordista da competição, ao erguer o troféu por cinco vezes, a última das quais na época transata, a equipa verde e branca quer protagonizar “40 minutos com intensidade máxima” no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde perante um adversário que derrotou por 8-1 na segunda volta do campeonato, em 14 de fevereiro, mas que empatou no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, na primeira volta (5-5).
"Assumimos o favoritismo, até porque temos um plantel com capacidade para disputar o jogo nos limites. Temos o favoritismo, mas tendo a consciência das dificuldades que uma equipa como o Quinta dos Lombos nos pode criar. (…) No Pavilhão João Rocha foi a única equipa que nos conseguiu tirar pontos”, referiu Nuno Dias, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol.
Depois dos triunfos folgados nos quartos de final, sobre o Fundão (7-3), e nas meias-finais, sobre o rival Benfica (5-1), o técnico leonino avisou que os seus jogadores têm “de ser sérios” para não serem “surpreendidos”, circunstância que exige “competir ao máximo” perante uma equipa com “qualidade, organizada e que sabe o que é um jogo que dita um troféu”.
Após surpreender o Braga nos quartos de final (5-3) e derrotar o anfitrião Caxinas nas "meias" da final a oito que decorre na cidade nortenha, o Quinta dos Lombos quer equilibrar um jogo que o Sporting tem “responsabilidade de vencer”, mas com “características emocionais diferentes”, agendado para as 19h30.
“A vontade de vencer está nas duas equipas. Vamos tentar igualar, dentro das nossas capacidades. Vamos tentar ao máximo controlar a dinâmica do adversário e tentar surpreender. Se conseguimos manter o resultado equilibrado, teremos capacidade para decidir o jogo”, realçou Jorge Monteiro.
Presente na primeira ocasião em que a formação do concelho de Cascais atingiu a final da Taça da Liga, na época 2022/23, quando perdeu com o Benfica (3-0), Jorge Monteiro enalteceu “o grupo muito bom” que lidera, com “muita união nos momentos mais difíceis”, disposto a enfrentar um adversário que se “prepara muito bem” para as finais.
Internacional português por quatro vezes, Gonçalo Sobral vincou que a prioridade da Quinta dos Lombos é “manter o resultado equilibrado até ao fim”, a “correr e lutar muito”, para sustentar a “esperança na vitória” perante “uma equipa fortíssima”.
Já o leão Tomás Paçó, internacional pela equipa das quinas em 48 ocasiões, considerou que o Sporting é favorito diante de um adversário “motivadíssimo” e vai “estar mais perto de vencer” se mantiver a atitude exibida na meia-final com o Benfica, a “tentar mandar no jogo”, com “intensidade ao máximo”.