Novidades apresentadas em Las Vegas e que incluem mostrar ao espectador estado dos pneus em tempo real, incluindo a sua temperatura, quais as possibilidades de ultrapassagem em pista e quais as chances de sucesso no momento exato da pit stop
Corpo do artigo
A Fórmula 1 vai recorrer a inteligência artificial para gerar novos gráficos nas transmissões televisivas a partir de 2019, tendo a intenção de melhorar a experiência de quem assiste às corridas pelo pequeno ecrã.
As novidades foram apresentadas em Las Vegas e resultam de uma parceia com a Amazon Web Services, possibilitando aos espectadores que vejam em tempo real como estão os pneus, incluindo a sua temperatura, quais as possibilidades de haver uma ultrapassagem em pista e quais as chances de sucesso no momento exato da pit stop.
"Vamos introduzir gráficos novos e emocionantes nas transmissões", garantiu o diretor desportivo da Fórmula 1, Ross Brawn.
Outra das grandes novidades apresentadas foi o conceito que se pretende para os carros a partir de 2021. A intenção é criar monolugares mais atraentes, mas simples a nível aerodinâmico e agressivos na pista. Os pneus passarão a ter 18 polegadas em vez de 13. Este aspeto já era sabido e até teve aplausos de alguns pilotos como o agora retirado Fernando Alonso. "O futuro acho que vai ser bom porque a Liberty e os proprietários têm a mesma visão e eles sabem que têm que fazer alguma coisa", disse há um mês.