Evento de abertura do calendário nacional de Wakeboard teve lugar na zona ribeirinha
Corpo do artigo
A zona ribeirinha de Viana do Castelo recebeu este domingo o evento de abertura do calendário nacional de Wakeboard, com a primeira prova do campeonato nacional de barco, organizado pela Associação Portuguesa de Wake e com homologação da Federação Portuguesa de Motonáutica.
Tratou-se de um evento inédito na região, com os melhores atletas nacionais de Wakeboard. Ao todo, houve 74 atletas participantes no evento e na modalidade de Wakeboard Barco já há vencedores em quatro categorias.
"Foi uma aposta ganha abrirmos pela primeira vez o nosso calendário de eventos em Viana do Castelo. O evento foi um sucesso de participação e os vianenses souberam aderir à espetacularidade do Wakeboard. Em temos desportivos, tivemos uma final de um nível raro de encontrar nos últimos anos, houve um recorde de mulheres inscritas e na categoria de infantis, pela primeira vez em Portugal, se aterraram duas manobras invertidas (saltos mortais)", disse Luís Segadães, presidente da APW.
Já o líder federativo, Paulo Ferreira, lembrou: "O Wakeboard é um novo desporto, em expansão em todo o mundo, em que a Federação Portuguesa de Motonáutica está a apostar e temos a certeza que o número de praticantes vai crescer exponencialmente nos próximos anos. Estamos a apoiar a APWake em todas as iniciativas, nomeadamente no plano chamado "Desporto para Todos", cujo objetivo é trazer cada vez mais jovens e crianças para o Wakeboard".
Esta segunda-feira, o evento prossegue no Feelviana Wake Park, com a primeira prova do Campeonato Nacional de Wakeboard, em cable.
Resultados
Open Masculino
1.º Bernardo Branco
2.º Vasco Trindade
3.º Francisco Lopes
Open Feminino
1.º Alice Faustino
2.º Rute Marta
3.º Joana Leitão
Infantis -14
1.º Vasco Maria Trindade
2.º Xavier Segadaes
3.º Francisco Pessoa
Amadores
1.º Luís Segadães
2.º Hélder Santos
3.º Afonso Duarte